Adsense

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

35 ANOS DEPOIS... UMA VERGONHA!

Trinta e tal anos depois ainda continuam com a disputa de quem ocupa os lugares nas assembleias de voto. Não há período eleitoral que esta vergonha não se passe, com ameaças, insultos e polícia de permeio.
Uma situação que deveria ser absolutamente pacífica entre os partidos concorrentes, a história diz-nos que o partido do poder tenta, por todos os meios, colocar os seus da forma como quer e entende. Uma questão política, certamente, no quadro do controlo que a estrutura impõe. Não será, penso eu, pelo dinheirinho que aquele dia de eleições rende. O que é certo é que aos olhos de qualquer pessoa, as situações que são do conhecimento público demonstram, claramente, o estádio de maturidade da nossa vivência democrática. Repito, perante uma situação que deveria estar naturalmente resolvida com o estabelecimento de um regulamento, trinta e cinco anos depois de Abril, constitui uma vergonha ter a polícia à porta para resolver uma situação de atribuição de lugares nas mesas das assembleias de voto. Se é assim que se comportam em situações tão ínfimas e marginais, ponho-me a imaginar o que não será a outros níveis. Por favor, tenham bom senso.

1 comentário:

Anónimo disse...

Na Madalena do Mar aconteceu algo inédito! Só apareceu um único delegado e esse delegado era do PS.

Esperei nas instalações da Junta de Freguesia da Madalena do Mar (dentro) durante 40 minutos sem que comparecesse pelo menos o delegado do PSD. Porque a lei é omissa em relação a esta situação entreguei uma declaração à Presidente da Junta com os factos, inclusive com quatro nomes para preencherem os 5 lugares que compõem uma mesa. O presidente da Câmara terá a possibilidade de nomear o quinto elemento a partir da bolsa de eleitores dando à mesa alguma pluralidade. Como é evidente entreguei a minha credencial e pedi uma cópia da declaração devidamente assinada pela presidente da Junta para servir como prova.
Se o único delegado fosse PSD "naturalmente" indicaria a totalidade dos elementos e a reunião seria válida, neste caso já estou a vê-los a marcar uma nova reunião ficando a de hoje sem efeito! Jurídicamente só o poderão fazer se algum partido alegar e provar que a reunião não foi devidamente convocada. Tanto quanto sei foi-o.

amsf