Adsense

domingo, 13 de setembro de 2009

SÓCRATES SEGURO FACE A MUITAS CONTRADIÇÕES DE MANUELA F. LEITE

Do meu ponto de vista o debate de ontem à noite entre os dois candidatos a primeiro-ministro de Portugal, Engº José Sócrates e Drª Manuela Ferreira Leite, saldou-se por um claro ascendente de José Sócrates. Foram muitas as contradições de Manuela Ferreira Leite e muitos os seus embaraços face aos dados apresentados pelo seu opositor, quer em termos programáticos quer, ainda, no que concerne às posições assumidas em entrevistas, documentos e compromissos por ela assinados. Foram os casos, por exemplo, da rede de alta velocidade com os espanhóis (declarações muito complexas do ponto de vista diplomático), a questão do pagamento das "Scuts", a privatização de parte da saúde, da educação e da segurança social. Da mesma forma que nos dados comparativos aos apoios às pequenas e médias empresas, a Drª Manuela Ferreira Leite não conseguiu contrariar os dados de quando foi Ministra das Finanças face aos valores agora apresentados pelo Engº José Sócrates. O mesmo se repetiu na política social.
Absolutamente desagradável e que significa perda da serenidade e confiança quando a líder do PSD sublinhou: "(...) o senhor é capaz de matar o pai e a mãe, só para dizer que é órfão" (DN-Lisboa), um registo que não me apercebi mas que vem relatado no Diário de Notícias de Lisboa. Um desabafo inadmissível e imperdoável, seja em que circunstância for, não só face à carga que as palavras têm, mas também em função das suas responsabilidades políticas.
É evidente que este debate não terá, penso eu, grande influência no resultado final das eleições, mas ajudou a clarificar aspectos e sobretudo quem está melhor preparado para o exercício do cargo de Primeiro-Ministro. Resta aguardar pelo veredicto popular, quando parece ser certo que a configuração da Assembleia sofrerá grandes alterações face ao actual peso político dos vários partidos concorrentes.
Notas:
1. O ministro do Fomento espanhol, José Blanco, manifestou-se hoje preocupado pelo debate eleitoral em Portugal em torno do TGV e a possibilidade da paralisação do projecto transfronteiriço, como defende o PSD.
2. Sócrates venceu o debate com Ferreira Leite, de acordo com uma sondagem realizada pela Aximage para o Correio da Manhã, sondagem realizada logo após o frente-a-frente entre o primeiro-ministro e a líder da Oposição. A sondagem foi realizada através de entrevistas telefónicas. À questão ‘quem ganhou o debate’, 45,6 por cento afirmou que foi Sócrates. Ferreira Leite colheu a opinião favorável de 30,2 por cento dos eleitores. Para 24,2 por cento dos inquiridos registou-se um empate. Posted by Picasa

Sem comentários: