Adsense

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

FACTURAS PREGADAS NO TECTO

Como várias vezes tenho salientado, nutro uma grande consideração e respeito por todos os empresários. Sobretudo pelas empresas de menor dimensão, pelo esforço que fazem em manter postos de trabalho e as contribuições em dia. Muitos vivem num sufoco diário, com a concorrência desleal, com os significativos atrasos nos pagamentos pelos trabalhos efectuados, com o IVA que têm de pagar sem o terem cobrado, enfim, há muito empresário a passar mal.
Hoje, estava eu numa loja comercial e, ao meu lado, ouvi a conversa que se desenrolava. Fiquei com a sensação que falavam de uma maneira e num tom com o objectivo de eu os escutar. Dizia um dos interlocutores o qual, depois, percebi que era o proprietário: ainda há dias o presidente da Câmara do Funchal inaugurou uma série apartamentos aqui perto mas à custa de pequenas empresas que têm as facturas pregadas no tecto. Eu que o diga quanto me devem aqui. Fazem a festa, falam para a televisão e coitados dos fornecedores!
No meio da conversa olhou para mim e fiz-lhe, naturalmente, um aceno de concordância. Isso fez com que entrasse no diálogo. Procurei ter dois ouvidos e uma boca. Disse-me: o senhor não sabe o que por aí vai. Sei, sei, respondi-lhe. Não sabe, retorquiu. É pior do que pensa. E a conversa continuou, desfiando uma série de casos, de empresários à nora, de facturas que levam meses para serem pagas, horas extraordinárias que mandam fazer porque a obra tem de ser inaugurada no dia x, de empresas de construção civil que, passada esta onda de inaugurações, vão mandar embora o pessoal, enfim, apresentou-me, em rápidos minutos, um cenário preocupante. No fundo, o que se conhece mas contado na primeira pessoa.
E assim vamos, com a festa das inaugurações, com os comes-e-bebes, com os inflamados discursos, com a subversão das consciências, mas com a certeza que, por esta via, o poder está consolidado. A cabeça continua enterrada na areia... até ao dia que o Povo conheça a verdade. Tudo isto, sinceramente, preocupa-me.

Sem comentários: