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terça-feira, 15 de setembro de 2009

FINLÂNDIA (II) - EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS É O SEGREDO DO SUCESSO

Tenho vindo a estudar o processo educativo finlandês e, cada vez mais, escorre-me garganta abaixo a sua política educativa. Enquanto, por aqui, uns actuam nas margens dos problemas, lá, a visão do futuro é outra. No recente período que tive a oportunidade de visitar a Finlândia, tentei cruzar a informação que dispunha com vários contactos e comprovei os dados que conhecia. Aqui fica o primeiro de alguns textos que nos proporciona um pleno conhecimento do processo educativo.
De acordo com a pesquisa, a força do sistema escolar finlandês é que este garante a igualdade de oportunidades de aprendizagem independentemente da classe social do aluno. Em vez de estabelecer uma comparação entre alunos, o foco reside em dar apoio aos alunos e orientar os alunos com necessidades especiais. Poucas crianças precisam repetir as séries.
O sucesso dos alunos finlandeses é explicado por uma série de factores. A sensação de segurança e motivação das crianças de tenra idade aumenta pelo facto de que elas são ensinadas por um único professor e de que não se utilizam notas para a avaliação. As relações entre professores e alunos são naturais e cordiais nas escolas finlandesas. Presta-se uma atenção especial à criação de um ambiente escolar agradável e estimulante.

A Finlândia tem uma rede abrangente de bibliotecas, com um avançado nível de serviços, que dá apoio à educação escolar. Os finlandeses são leitores extremamente ávidos. Mais um factor que dá sustentação ao aluno de línguas estrangeiras é que a televisão finlandesa utiliza legendagem, ao contrário da dobragem de programas de língua estrangeira.
UM DIA NA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO DE STRÖMBERG
Aqui vamos nós!
São oito e pouco. A escuridão daquela manhã de Outubro não cedeu ainda à luz do dia, quando os alunos da Escola de Ensino Básico, com ensino especial de Strömberg, (dos 7 aos 13 anos) começam a tirar seus casacos, bonés e sapatos em frente aos cabides reservados a cada grupo. Um fogo convidativo e acolhedor aceso pelo porteiro Keijo Hämäläinen, para alegrar os alunos, está a crepitar na lareira do saguão. Ouvem-se "olás" e "ois" gritados pelos corredores enquanto os alunos, professores e o resto dos funcionários da escola cumprimentam-se uns aos outros. Nessa escola, toda a gente se conhece, e os alunos chamam os seus professores pelo primeiro nome, como é habitual na Finlândia. Os meninos tiram os seus piões "Beyblade", de dentro das suas mochilas e fazem uma rápida competição antes do início da aula. Cada criança encontra o seu próprio grupo sem pressas; os grupos têm nomes de animais que vivem nas florestas finlandesas: os Alces, os Ursos, as Raposas, os Linces, os Falcões, as Doninhas, as Focas, as Corujas e os Lobos. E há também os Castores, uma sala para os alunos mais gravemente incapacitados, os quais são transportados por táxi, até à porta, pela manhã, ao mesmo tempo em que os outros chegam. O dia escolar começa.
A Escola de Strömberg em Pitäjänmäki, Helsínquia, está localizada no meio de uma antiga propriedade industrial que recentemente foi preenchida com novos blocos de apartamentos. Pitäjänmäki encontra-se próxima de estradas movimentadas no lado oeste de Helsínquia, a uns 10 quilómetros do centro. A área engloba um amplo espectro social, desde proprietários com altos rendimentos, até famílias de baixos rendimentos e famílias que moram em habitações de propriedade camarária por motivos sociais. Um bom número de imigrantes também vive na área em relação a outras áreas em Helsínquia.
A escola propriamente dita é uma escola abrangente da cidade de Helsínquia, que recebe alunos de casas localizadas na vizinhança e de pré-escolas com o sistema Montessori, por exemplo. A Escola Strömberg localiza-se no prédio de uma antiga oficina de engenharia de máquinas que foi convertida e ampliada para ser usada como escola em 2000. A directora da escola, Sra. Päivi Ristolainen-Husu, participou logo no início do planeamento tanto do currículo da escola, como do prédio para que sigam o conceito moderno de boa aprendizagem da melhor maneira possível. Com um estilo arquitectónico tipicamente nórdico, o local é iluminado e espaçoso, os materiais duráveis e as cores aconchegantes. Além das salas de aula comuns, a escola tem oficinas para a elaboração de revistas, artes manuais, música, teatro, educação científica e ambiental, um ginásio para a prática desportiva e uma biblioteca. As especificidades da escola incluem um pequeno jardim de Inverno, cantos com sofás para leitura, e mesas para jogar xadrez.

Nota:
Continua. Texto retirado do sítio da Internet da Embaixada da Finlândia em Lisboa.

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