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sexta-feira, 18 de setembro de 2009

FINLÂNDIA (III) - EDUCAÇÃO: A COMPREENSÃO DAS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS É O SEGREDO DO SUCESSO

Continuação...
De volta às salas de aula: alguns dos grupos têm aulas nas suas próprias salas de aula onde, por exemplo, estudam finlandês e matemática. Para essas aulas, os alunos determinam metas semanais com os seus professores e escolhem as tarefas que conseguem efectuar nos seus próprios ritmos. Alguns grupos estão na oficina, aprendendo através de treinos práticos e fazendo coisas sozinhos. Por exemplo, cada grupo passa uma semana na oficina de revistas em sistema de rotatividade, trabalhando nas publicações dos seus próprios grupos. São usados poucos livros de texto, mas as crianças carregam diversos cadernos diferentes nas suas mochilas, e nesses cadernos anotam informações e diversas tarefas. As aulas não são "gastas", de forma alguma, em memorização silenciosa; a criança anda pela sala, colhe informações, pede ajuda ao professor, coopera com outros alunos e ocasionalmente até descansa no sofá. A situação da sala de aula é activa, mas o professor controla a situação para que não haja excessos – nesta escola, os professores têm autoridade, o que reduz a necessidade de recorrer a métodos autoritários.
A duração de uma aula é de noventa minutos. Os alunos normalmente ficam fora da escola nos trinta minutos de intervalo, independentemente do clima. Existem acessórios para brincadeiras ao ar livre no jardim da escola, e ao lado da escola existe um grande campo que as crianças podem usar para jogar futebol no Verão e patinar no Inverno.
A escola segue os princípios pedagógicos do francês Célestin Freinet, que enfatiza o aprender fazendo e a orientação para a comunidade. A Sra. Ristolainen-Husu frisa que tanto o currículo nacional básico da Finlândia, como o currículo da cidade de Helsínquia estão em conformidade com as ideias de Freinet, mas que a Escola Strömberg eleva o modelo para um patamar superior, uma vez que as instalações foram feitas para possibilitar oficinas de estudo e actividades dos alunos desde o início.
Isso também significa que a escola tem aulas integradas por grupos de idade, por exemplo, cada grupo tem crianças de dois grupos de idade diferente. As diferenças podem ser substanciais entre crianças da mesma idade, mas num grupo de idades integradas, as diferenças são encaradas de forma natural, existindo menos comparação. Os que são mais lentos, ou mais rápidos do que a média recebem tarefas condizentes com suas necessidades.
JANELAS PARA O MUNDO
Aprender ao realizar tarefas é um elemento chave no currículo da escola. Isso significa que os alunos participam em tarefas comuns, já a partir do primeiro ano. Revezando-se em grupos, eles cuidam das plantas da escola, biblioteca, recolha de papel usado, reciclagem, recolha de materiais orgânicos para decomposição, jardim e aquário; ajudam na cozinha e na sala dos Castores e cuidam da tartaruga Pertsa, mascote da oficina ambiental. Nessas tarefas, eles não são guiados pelos professores, mas pelos outros adultos que trabalham na escola: equipa de limpeza, de cozinha, tratador, secretária e assistentes. A responsabilidade de educar as crianças é dividida igualmente por todos, evitando-se estruturas hierárquicas desnecessárias entre as equipas.
A escola também se encontra aberta à comunidade local. Isto significa, por exemplo, que os pais são sempre bem-vindos às salas de aula e que as suas experiências são utilizadas nas oficinas e sessões escolares vespertinas. As salas fazem muitas excursões para diversos lugares para aprender sobre eles. Toda a escola segue e apoia o projecto de cooperação do WWF, para salvar o Lago Malawi.
A escola, anualmente, tem um tema especial para todos os alunos. A temática é discutida de um ponto de vista interdisciplinar e é tratada artisticamente. Os temas que variam de ano para ano são: água, terra, ar e fogo. A aprendizagem sobre os temas ocorre em cooperação com o grupo do playground próximo e com a creche e lar para idosos.
E depois, o almoço!
É hora de uma pausa após um longo período de estudos. E nós também estamos famintos! Vamos para o refeitório para almoçar. Como em todas as escolas finlandesas, a escola Strömberg serve diariamente uma refeição quente gratuita. Hoje é dia de almôndegas e puré de batata, prato favorito de gerações de crianças, servido com salada, pão e leite. Foram reservadas porções especiais para crianças, que fazem uma dieta especial por motivos religiosos ou de saúde. As crianças comem em mesas aconchegantes com toalhas e flores em vasos durante todo o ano. Não foram gastos fundos adicionais acima da média na construção, ou manutenção da escola Strömberg. Porém, aqui foram implementadas muitas ideias sobre as quais pessoas de toda a Finlândia e do mundo vêm para aprender. Arquitectos também vêm de todo o mundo para ver o prédio da escola projectado por Kari Järvinen e Merja Nieminen.
O dia escolar termina entre o meio-dia e as duas horas da tarde, dependendo do dia e do grupo. Os pais de quase todas as crianças trabalham o dia todo como é hábito na Finlândia, e as crianças pequenas da escola acham que as tardes em casa são muito longas. Consequentemente, as autoridades da cidade construíram um playground próximo da escola, com acesso seguro em relação ao tráfego de veículos. O playground oferece às crianças da escola uma generosa e ampla área recreativa com equipamentos, jogos e dois prédios onde elas podem fazer os trabalhos de casa, ou jogar jogos em ambiente fechado. Cinco auxiliares do playground tomam conta das crianças, que também recebem gratuitamente um lanche da tarde. De resto, todo o playground é gratuito. Aqui observam-se também os princípios pedagógicos de Freinet: as crianças participam na criação de um ambiente bom e agradável para elas próprias.
Depois das quatro da tarde, o portão do playground abre-se e fecha-se vezes sem conta. Os pais chegam do trabalho para recolherem os seus filhos. Os joelhos das calças das crianças estão sujos e as suas luvas estão molhadas. Muita coisa foi vista e feita, jogos foram jogados e todos tiveram um bom dia. Pegam nas mochilas e acenam aos auxiliares. Até amanhã!
Continua.
Do sítio da Internet: http://www.finlandia.org.pt/

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