Adsense

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

HONESTIDADE, POR ONDE ELA ANDA!

Acabo de escutar as declarações, no Funchal, da Drª Manuela Ferreira Leite: "(...) um bastião inamovível» e um exemplo de boa governação do PSD, terra onde a líder garantiu não existir «asfixia democrática». Pelo contrário, referindo-se ao Continente, sublinhou que: "muitas pessoas da sociedade portuguesa percebem que estão sob algum motivo de chantagem caso ousem criticar o governo". Li e ouvi na TSF e exclamei: é preciso ter muita lata. É preciso ser muito sectária e não ter noção dos múltiplos constrangimentos políticos que por aqui se passam a todos os níveis da sociedade. Num leque muito variado de análises que, honestamente, deveria fazer, bastaria à líder do PSD, que tivesse em consideração o que se passa na Assembleia Legislativa da Madeira, com os milhões de subsídios distribuídos ao associativismo e que tornam toda a sociedade dependente, com a utilização abusiva do Jornal da Madeira para promoção político-partidária e o desvirtuamento das regras de mercado que bloqueiam o DN-Madeira, a imposição do pensamento único e o medo em afrontar, isto é, de ter opinião, que paira sobre a sociedade.
Para a Drª Manuela Ferreira Leite parece valer tudo desde que seja poder. Deveria optar por passar um mês na Região e, numa réstia de honestidade política, então sim falar sobre o tema "asfixia democrática".

5 comentários:

Rolando Almeida disse...

André,
Permita-me uma vez mais, mas vou apresentar-lhe uma citação que tomei de empréstimo a um amigo que fez o favor de a vasculhar de João da Ega, no fabuloso Os Maias, de Eça de Queiroz. Sei que vai apreciar:
"É extraordinário! Neste abençoado país todos os políticos têm imenso talento. A oposição confessa sempre que os ministros, que ela cobre de injúrias, têm, à parte os disparates que fazem, um talento de primeira ordem! Por outro lado a maioria admite que a oposição, a quem ela constantemente recrimina pelos disparates que fez, está cheia de robustíssimos talentos! De resto todo o mundo concorda que o país é uma choldra. E resulta portanto este facto supracómico: um país governado com imenso talento, que é de todos na Europa, segundo o consenso unânime, o mais estupidamente governado! Eu proponho isto, a ver: que, como os talentos sempre falham, se experimentem uma vez os imbecis!"

Abraço

André Escórcio disse...

Meu Caro Colega,
Não percebi onde quis chegar mas isso pouco importa. Sabe, é relativamente fácil olhar para os problemas estando por fora. Engendram-se sempre textos que parecem escorrer na garganta como mel. Eu não vou por aí. Por isso, não há como participar, activamente, no processo político. Nesta terra de uma só cor política a governar, utilizando o seu desabafo, eu sinto-me um imbecil. Desempenho o meu papel cívico. O que escrevi sobre a Drª Manuela Ferreira Leite está baseado em factos e não em conversa de treta partidária.
Um abraço.

Rolando Almeida disse...

André,
Não, quando lhe enviei a citação do Eça não estava a pensar na profissão do André em particular. E não subscrevo integralmente a citação, apesar de me parecer que ainda goza de boa actualidade. Mas peço-lhe desculpa pois não lhe enviei a citação a pensar em alguém em particular, nem com sentido de atingir alguma pessoa em particular.
De resto, eu como cidadão participo tanto ou mais na vida activa do país que muitos políticos, pelo que não vejo as coisas de fora. Como a política é coisa pública, acaba por gozar de uma circunstância particular: quem está de fora acaba quase sempre a conservar maior lucidez do que quem está por dentro. E isto porque, creio, a vida política acaba por ser sempre demasiado violenta para quem nela se envolve.
Mas acredite que quando enviei a citação nem estava pensar no post do André. Enviei-a of topic e devia tê-lo dito claramente. Mea culpa assumo.
Abraço

André Escórcio disse...

Caríssimo,
Nem isso me passou pela cabeça, creia. Pelo que conheço de si, não seria deselegante comigo quando o tenho como um ilustre Colega de profissão.
Agora, eu não alinho em determinadas situações fabricadas pelos políticos e, nessa medida, tenho sido frontal com a honestidade da minha verdade (há mais verdades, obviamente).
Um grande abraço.

Rolando Almeida disse...

Ok André,
Peço ais uma vez desculpa, pois não fui muito claro ao postar aqui o comentário.
Outro abraço