Adsense

terça-feira, 8 de setembro de 2009

PARA QUE CONSTE

Ouve-se, amiudadas vezes, que tudo o que de bom foi feito na Madeira é da responsabilidade do governo regional do PSD; as patifarias têm todas origem no Continente e, particularmente, no governo do Engº José Sócrates. Ainda ontem a Comissão Política do PSD-M transmitiu à população esse sentimento. Até na Segurança Social o governo regional arvora-se em campeão da solidariedade quando não é assim. Mas essa imagem tem passado ao ponto de muita gente acreditar que até as pensões são pagas pelo governo da Madeira. Há quem acredite e divulgue. Mas essa é, infelizmente, a consequência do estádio cultural em que nos encontramos e das baixas qualificações.
Ora bem, esta manhã, acompanhei uma intervenção do Dr. Pedro Marques, Secretário de Estado da Segurança Social. E os números foram divulgados, isto é, que a solidariedade social não ocorre apenas no espaço Continental, pois abrange as Regiões Autónomas. Os números são esclarecedores:
  • Complemento Solidário de Idosos: 3.150 madeirenses beneficiários.
  • Abono pré-natal: 4.178 madeirenses beneficiários.
  • Majoração do Abono de Família para o 2º, 3º filhos e seguintes: 5.300.
  • Majoração do Abono de Família no 1º e 2º escalão: 25% - 30.000 crianças beneficiárias.
  • Majoração do Abono de Família (monoparentais): 7.723.
  • Rendimento Social de Inserção: 8.300 beneficiários que equivale a cerca de 3.000 famílias.
  • Salário Mínimo Nacional: 20% que equivale a 10% em termos reais descontada a inflação.
  • Aumento das transferências sociais para a Região: 57%. De 28 milhões de euros em 2004 para 44 milhões em 2009.

Estes foram alguns números divulgados que, em comparação com o anterior governo da República, da responsabilidade do PSD, não sofrem qualquer contestação quando se fala de solidariedade. Dir-se-á que a República não fez mais do que o seu dever. Exacto. Que há um longo caminho a percorrer. Exacto. Não se pode nem se deve é, por um lado, ignorar, e, por outro, cumprimentar com o chapéu alheio. Quem assim se comporta é desonesto.

Sem comentários: