Adsense

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

HÁ GENTE MUITO ATENTA...

Uma leitora do DN, no espaço destinado às "cartas do leitor", de nome Diana Rodrigues, publicou um texto concordante com as posições que tenho vindo a assumir no campo da política educativa.
"Tenho lido com interesse as notícias no DN sobre as propostas de André Escórcio para melhorar o ensino. Pouco me importa que seja do PS, ou doutro partido qualquer. É professor, reconhece que há problemas gravíssimos no ensino, e apresenta ideias e alternativas para resolver e melhorar.
Vai daí, o DN esclareceu que esta iniciativa vai ser contestada na Assembleia Legislativa, não só porque «constitui um convite ao "facilitismo"» mas também porque o actual modelo que temos dá-nos uma escola assente no respeito pelos valores, o trabalho, disciplina, exigência, mérito, rigor e competência". Phew! Ainda bem! Que alívio! (Onde é que essas escolas estão?)".

Um anónimo, na página on-line, comentou da seguinte forma (transcrição exacta do texto publicado na página do DN):

ESCOLAS...: "Como o autor desta carta, eu pergunto também; - Onde estão essas escolas que a A. Legislativa diz haver? O que eu vejo por morar junto a uma que só me dá dores de cabeça, é malcriação, falta de respeito aos professores e aos "moradores" que vivem próximos sujeitos a ameaças, pedradas e ouvir as mais rascas ordinarices pela boca do sexo feminino (pior hoje que os rapazes), etc.! Falta rigor e disciplina sim senhor nas escolas, o Sr. A. Escórcio tem razão. Eu não sei o que a PSP com o seu carro "Escola Segura" faz, penso que só dar a voltinha "higiénica" e gastar gasolina com dinheiro do erário público, assisti a uma queixa de um traseunte aos guardas desse veículo a um aluno que estava no esterior da escola e quando confrontado com as perguntas dos agentes da PSP, só não os "comeu" vivos e a responder numa linguagem ordinária, retorquindo que não lhe podiam fazer nada pois era menor ainda por cima. Ah santa paciência que os agentes tiveram... Mas se fosse comigo, mesmo que fosse detido, rebentava com as "beiças" daquele filhinho de papá. Se é esta educação que temos e que está bem na região, em vez de demagogias os srs. deputados que dêm aulas em vez de estarem na AL, a "dormir".

Ora, isto serve para que o governo regional perceba que a sua política educativa merece muitos reparos e que se impõe uma séria reflexão de todo o sistema.

Sem comentários: