Adsense

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

AMI - 25 ANOS

Se há uma organização não governamental que me merece um enorme respeito é, sem dúvida, a Assistência Médica Internacional (AMI). E se há pessoas no nosso País que são uma referência de doação aos outros, o Dr. Fernando Nobre, fundador e presidente daquela instituição, está, certamente, entre os mais destacados. A AMI está a comemorar 25 anos ao lado de quem precisa. Neste contexto, há dias, li uma separata da revista Visão e, logo no editorial, subordinado ao título "Espiritualidade", escreve o Dr. Fernando Nobre:
"(...) Para mim é esse o sentido da Espiritualidade. Sem essa força que move montanhas, continentes, planetas e galáxias, nada seria possível! Só Ela permitirá que ultrapassemos os nossos mortíferos egoísmo, indiferença, intolerância e ganância que tantos genocídios tem praticado entre nós, fazendo-nos compreender o seu completo não senso" (...) Acredito que a verdadeira e bem entendida Espiritualidade nos conduz, inevitavelmente, para o valor mais sublime: a Solidariedade activa para com o nosso irmão mais infeliz, último nome de Amor".
O Dr. Fernando Nobre falava de um Mundo em guerra. Mas este texto pode aplicar-se a outros tipos de "guerra" onde a aparente felicidade esconde montanhas de problemas por resolver aqui mesmo ao nosso lado. Aquelas quatro palavras: egoísmo, indiferença, intolerância e ganância, constituem o cenário do nosso palco de vida diário. Em tempo de Espiritualidade, impõe-se uma reflexão política sobre duas palavras: SOLIDARIEDADE e AMOR.

1 comentário:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor

De facto,há Homens e homens!
Uns,sendo Nobres,no seio das mais miseráveis estrumeiras humanas, que a guerra produz, plantam e fazem florescer pequenos jardins de Solidariedade e Amor;
Outros,supostamente, Jardins,estrumam-se com a prepotência,com a ganância,com o compadrio corrupto,com a hipocrisia,com o arbítrio,com a demagogia barata (da espetada e vinho seco),cujas "flores" escodem um longo futuro de espinhosos cactos.
E,no entanto,à comedida Humildade de uns,contrapondo-se o Insolente Habano de outros,a balança é feita pender(pelos meus compadres)para onde a gente sabe...
Tenha um bom fim de semana.