Adsense

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

APENAS UMA CONSTATAÇÃO... MAIS UMA!

Estou a seguir, em directo, pela RTP1, a transmissão da cerimónia da entrada em vigor do novo tratado da Europa. Escutei importantes discursos, com passagens face às quais o meu acordo é total, outras que, apesar da euforia por esta Europa a 27 deixam-me reticente e preocupado. Guardarei para depois as minhas preocupações, sendo certo que, sendo um europeista convicto, não embarco em uma Europa que resvala a olhos vistos para valores que não defendo. Mas não é desses longos e complexos pensamentos que me assaltam sobre esta Europa subordinada a grandes interesses e com claros prejuízos para milhões, que me levou a escrever. É uma questão de pormenor ou, se calhar, de pormaior. É que eu, tantas vezes me confronto com um encontro de futebol na RTP1 e, não estando interessado, procuro a alternativa RTP-M. E o mesmo encontro está a ser transmitido em directo. Dois canais, um nacional, outro regional, da mesma empresa, a transmitir o mesmo "prato".
Hoje, num acontecimento da maior relevância para o esclarecimento da população sobre esta EUROPA a 27 que inclui um espectáculo de qualidade, a RTP-M preferiu transmitir, em horário nobre, um programa regional ("Lado a Lado", salvo erro) seguido de um outro, ambos sem qualquer perda de oportunidade. Assim se educa, assim se esclarece. Não admira, pois, que daqui por uns meses façam uma reportagem a perguntar às pessoas quando é que o Tratado de Lisboa entrou em vigor e a resposta seja, sei lá, 25 de Abril!!!
Apenas uma constatação... mais uma.

3 comentários:

Anónimo disse...

Excelente comemtário com grande sentido de oportunidade, mas neste caso da rtp madeira com a actual estrutura não há nada a fazer...

Embora não se goste de falar de pessoas só com a saida da actual direcção e a entrada de verdadeiras profissionais é que a RTP pode ser além de tudo educativa a todos os niveis..

Anónimo disse...

UM ENCONTRO DE MAIOR RELEVÂNCIA-Sr.Professor?Para quem?Para o Povo è que nâo.O Povo;aquele povo que sofre nesta Europa a 27;aquele povo que não tem emprego e tem dificuldades em alimentar a familia,e que já perdeu a sua habitação por causa do aumento dos juros devido à ganância capitalista,cujos representates estavam ontem em Belém a comemorar a subjugação dos paises pequenos pelos paises grandes e ricos,enfim essa "cambada" de politicos,com siscursos balofos,de pança cheia não dizem nada além de criar raiva e desespero nos deserdados destas governaçôes.
Não lamente a RTP-M não ter transmitido,pois já havia muitos canais a transmitar em directo e a propagar raiva e revolta aos cerca de 540.000 desempregados deste pais e suas familias.e mais uns milhoes por essa europa fora a 27.
Sr.Professor quem è que acredita naquela gente incluindo o nosso 1º..ministro?
Não brinque connosco Sr.Professor.

Saudaçôes

André Escórcio disse...

Obbrigado pelo seu comentário.
Sabe, eu não brinco com a política muito menos com as pessoas. Eu percebo o seu desabafo.
Como teve a oportunidade de ler, o meu posicionamento relativamente a esta Europa tem muitas reticências. Basta ler os textos da reunião de Bildelberg. Outra coisa é informar, debater e esclarecer a população para que ela construa a Europa dos seus interesses e não a Europa que outros querem construir. Penso que o problema tem de ser visto nessa dimensão, aliás, como o Dr. Mário Soares, de forma lúcida, assumiu, falando de um grande movimento de cidadania.