Adsense

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

DE FORMA TARDIA, MAS, FINALMENTE...

Há dias equacionei o silêncio da RTP-M relativamente ao debate do Plano e Orçamento da Região para 2010. Ontem, finalmente, a RTP-M acordou e sob a excelente condução da Jornalista Daniela Maria, o debate aconteceu entre os representantes dos quatro grupos parlamentares da Assembleia Legislativa da Madeira. Tardiamente, uma vez que ele deveria ter acontecido há mais de uma semana (não apenas um mas vários debates temáticos) mas, enfim, a muito custo, penso eu, o debate lá foi para o ar.
Não deixo, no entanto, de dizer que sendo o Plano e Orçamento um momento alto do Parlamento, porque tais documentos consubstanciam a vida dos madeirenses e porto-santenses, a RTP-Madeira atirou o programa para as 22:30 horas, depois de três programas após o Telejornal, qualquer um deles sem perda de oportunidade. Esta sequência programática constitui a demonstração inequívoca que a questão política, intencionalmente ou não, em um momento tão importante, porque dramático, da Região, a RTP-Madeira secundariza e atira para a margem do alinhamento a importância do debate de tão importantes questões. Opções desta natureza não fazem qualquer sentido face à responsabilidade de serviço público a que a RTP-M está obrigada. Aliás, a RTP não pode pautar a sua existência em função de eventuais pressões partidárias mas em função da independência, do rigor e da oportunidade.
Quanto ao programa, sinceramente, gostei. Uma vez mais muito bem conduzido, com questões de enorme pertinência e esclarecedor apesar de muito técnico. Por esta mesma razão é meu entendimento que outros debates sectoriais deveriam ter acontecido para que a população tomasse consciência de tudo quanto está em jogo.

Sem comentários: