Adsense

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

UM QUASE MONÓLOGO

Tal como se previa, assim, não é possível o debate. Esta manhã, o discurso inicial foi assumido, como é óbvio, pelo Secretário Regional do Plano e Finanças, Dr. Ventura Garçês. Após a sua intervenção enquadradora do Orçamento da Região para 2010, verificaram-se duas situações absolutamente inauditas: primeiro, o abandono do Presidente do Governo; em segundo lugar, o que aconteceu na sequência da inscrição de dezoito deputados para questionar o Secretário das Finanças.
Ora bem, o abandono do principal responsável pelo governo da Região acaba por ter o significado de total desrespeito pelo Órgão de Governo Próprio do qual depende e, concomitantemente, uma fuga ao seu dever de esclarecimento, uma vez que a Assembleia tem, por responsabilidade, a fiscalização dos actos do governo. Depois, uma outra fuga, desta feita do Secretário das Finanças, ao responder, em bloco, aos dezoito deputados, que terão colocado, em conjunto, mais de 40 questões. Ao responder em bloco é evidente que se perdeu o sentido do verdadeiro debate que uma situação de pergunta-resposta implicaria. Uma resposta em bloco é evidente que modifica a dinâmica do debate (muitas perguntas seriam, naturalmente, reformuladas) mas garantiu, ao governante, tocar a sua "música" a solo durante mais 40 minutos.
Pois bem, ao contrário do que o Secretário do Plano e Finanças sublinhou no seu discurso inicial, a aposta em "um debate sério e construtivo", esse nobre objectivo não passou de uma mera intenção. Enfim, lamentavelmente, este primeiro dia está a constituir uma autêntica farsa, transmitida, em directo, pela RTP-Madeira. Reciclar é preciso.

1 comentário:

Unknown disse...

Srº prof.
Se eu fosse deputado,mal o presidente do governo regional começasse a falar,ponha-me no olho da rua e deixava o "gajo" a falar só para os "compangas" dele.
enquanto a oposição não tomar uma posição de força e de coerência,o Alberto João continuará a fazer o que muito bem lhe dá na gana.A meio disto tudo ainda se safa o Baltazar Gonçalves que vem marcando a diferença e tem desmascarado este regime com toda a frontalidade e sem medo de afrontar os "gajos" do PPD e o Albertinho.Parabéns já agora ,pela sua intervenção no parlamento que tive opurtunidade de ouvir na RDP.Bem haja.Cumprimentos.