Adsense

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

2010 ANO EUROPEU CONTRA A POBREZA

O Dr. Roque Martins, ex-presidente do Conselho Directivo do Centro de Segurança Social da Madeira, voltou hoje a escrever um texto, no Diário Cidade, onde, a páginas tantas, refere:
"(...) Igualmente, a persistência, se não o seu aumento da pobreza nos últimos anos, continua a ser um dos maiores desafios do Governo Regional e da sociedade madeirense. A “pobreza política” que não é outra pobreza mas a face é política, assim como a fome é substancialmente uma questão política, não apenas agrícola ou técnica. A pobreza é a face mais negra de uma sociedade injusta que ainda pretende viver do privilégio de uma pequena minoria contra as grandes maiorias, os pobres e oprimidos. Por outro lado a mentira não é desconhecida dos políticos, mas muito mais confusa é a completa relação entre os nomes atribuídos às coisas e a verdade dos factos. E eu que lho diga…"
Sinceramente, não acredito que o governo regional acorde para um combate que há muito deveria ter sido assumido. E não acordará porque o problema é, desde logo, de política económica e cultural que se repercute na política social. E quando se sabe "o que esta casa autonómica gasta" facilmente nos apercebemos que o ano europeu contra a pobreza, na sequência de todas as posições assumidas na Assembleia Legislativa da Madeira, será um ano de negação da realidade, de ocultação dos indicadores estatísticos e das vozes que se levantam para denunciar as assimetrias e os dramas cada vez mais evidentes. Espero não ter razão.
Fotos: Google imagens.

Sem comentários: