Adsense

sábado, 9 de janeiro de 2010

NÃO HÁ JANTARES GRÁTIS

Esta expressão, "não há almoços nem jantares grátis", muito utilizada quando queremos referir determinados encontros, não é gratuita. Ela arrasta consigo a imagem de qualquer coisa que se esconde para além do acto social de estar com alguém tendo uma refeição como pretexto.
Aliás, à mesa do restaurante não se fazem bons "negócios". A expressão "almoço de trabalho", do meu ponto de vista, na maioria das vezes, traz no seu bojo a ideia de compra e de conquista. Entendo, por isso, que há momentos para trabalhar e decidir e há outros cuja intenção é meramente social. Nunca fui adepto de juntar as duas componentes. Mais, o momento da refeição é, para mim, "sagrado", por isso, tenho de sentir prazer em estar com...
Ora bem, vem isto a propósito de ontem ter seguido, pela RTP-Madeira, um jantar promovido pelo Secretário Regional dos Recursos Humanos, repasto que juntou à mesa os parceiros sociais de vários sectores. Sindicalistas e políticos, entre outros, sentaram-se à mesa para jantar e ouvir o governo a passar-lhes a mão pelo pêlo. Confesso que este tipo de encontro deixa-me perplexo, por dois motivos: primeiro, porque, sobretudo os representantes sindicais, conhecem bem a estrutura e as intenções de natureza política na condução da economia regional e, por extensão, as permanentes angústias dos trabalhadores; segundo, porque este tipo de convívio social tem uma deliberada intenção: amolecer aqueles que são a única tábua de salvação ou a voz dos que não têm voz. Só falta, no "Dia do Trabalhador", governo e trabalhadores brincarem ao lenço no Montado do Pereiro, coisa que, aliás, já vai acontecendo, quando, a Secretaria dos Recursos Humanos, promove actividades que deveriam ser da livre iniciativa das associações sindicais.
Enfim, o jantar aconteceu e este é apenas um desabafo da minha parte, simplesmente porque se estivesse na pele de sindicalista, agradecia a deferência mas não marcaria presença. Quem lá esteve sabe porque esteve e nada tenho a ver com isso. Apenas acho estranho. Tão estranho que, este ano, a cena foi tão bem montada que até meteu um directo no Telejornal da RTP-Madeira. O Secretário até esperou para entrar em directo e ler o seu discurso. Trabalhinho político perfeito. O que a RTP-Madeira não fez (e deveria tê-lo feito) naquele momento tão amigo dos trabalhadores era o de questionar o Secretário Regional dos Recursos Humanos sobre os 13.700 desempregados com acrescidas dificuldades para jantar e dar jantar à família. Teria justificado a transmissão em directo!
Por aqui fico, quando há tanto para dizer.
Foto: Google Imagens. www.raulmarinhog.wordpress.com

2 comentários:

Anónimo disse...

deve ser por isso que:
http://www.semanario.pt/noticia.php?ID=2574
onde pontificam pessoas do ps
http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_de_Bilderberg

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor

Tem toda a razão!
Eu cá,só me sento à mesa com os meus Amigos...nunca com manhosos, e, muito menos, com oportunistas.
Um bom fim de semana para si e sua família.