Adsense

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

SACUDIR A ÁGUA DO CAPOTE EM MOMENTO DE AFLIÇÃO

A sensação que fica é que, afinal, aqui nunca houve nem Assembleia, nem governo, tampouco uma legião de secretarias, direcções, autarquias, chefias e mais chefias responsáveis pela situação a que se chegou.
As insuficiências da governação caem em catadupa. É a dívida aos bancos, aos fornecedores, é a situação de conflito que se alastra na saúde e na educação, é a agricultura cada vez mais pobre mas face à qual o secretário da respectiva pasta está sempre a falar de milhões para "os senhores agricultores", é o turismo em queda, é o secretário das finanças que, depois de vários anos de alertas sobre o PIB "virtual" da Madeira, pelo efeito do Centro Internacional de Negócios, vem agora atacar o governo da República como se algum passo tivesse o governo regional dado para contrariar tal situação (pelo contrário, foi o presidente do governo regional que se vangloriou, em Bruxelas, de ter tirado a Região do Objectivo 1, esquecendo-se com isso, que perdemos cerca de 500 milhões de transferências da UE), enfim, perante um quadro gravoso que está aos olhos de todos os que queiram ser isentos, o que sobressai é uma diária correria a tudo quanto é sítio para tentar demonstrar que a República é que é a culpada de todo o desvario regional. A sensação que fica é que, afinal, aqui nunca houve nem Assembleia, nem governo, tampouco uma legião de secretarias, direcções, autarquias, chefias e mais chefias responsáveis pela situação a que se chegou. Por isso, dou razão ao Deputado Dr. Carlos Pereira, a quem o secretáriuo das finanças, indirectamente, chama, hoje, de "iluminado", ao afirmar no seu artigo de opinião:
"(...) Vejamos. É apenas exagero meu ou Alberto João Jardim e os seus compinchas há anos que não governam à custa do argumento da Lei das Finanças Regionais (LFR)? É ficção minha ou o PSD para tudo o que de mal aconteceu às famílias e empresas madeirenses nos últimos anos respondeu (hipocritamente) com o argumento de pouco poder fazer por causa da famigerada LFR? É invenção minha ou Alberto João Jardim e o seu governo sempre que se deparava com obstáculos de governação e evidências de má gestão pública atirava com a desculpa das maldades da LFR? É pura demagogia da minha parte ou o PSD M respondeu a todas as criticas e a todas as propostas da oposição, no quadro parlamentar regional, com a "insuflada" LFR?
O PSD tem tido a habilidade perversa de sacudir a água do capote, atirando todas as responsabilidades para a maior patranha da política madeirense: a LFR".

Assino, por baixo!
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: