Adsense

domingo, 28 de março de 2010

DE BESTA A BESTIAL

Infelizmente, repito, infelizmente, a nossa Assembleia Legislativa é isto, um lugar de contradições sistemáticas, de ofensas e de rasteiras que bem poderiam ser evitadas.


Uma peça do Jornalista Jorge de Sousa (DN-M) despertou-me, hoje, particular atenção. Essencialmente, não pela divulgação da conhecida alteração de comportamentos discursivos que constitui a marca deste governo regional da Madeira, mas pelo que revela de descredibilização da política e dos seus actores. O Jornalista aborda a situação da passagem de "besta" a "bestial" do Ministro Teixeira dos Santos:
"(...) Na ALM, o ministro foi chamado "mentiroso", "o pior ministro das finanças da Europa", um "inimigo da Madeira" e um "incompetente". Afirmações que foram feitas, sobretudo, pelos deputados do PSD-M com a "pasta" das finanças. Élvio Encarnação é um deles, a par de Pedro Coelho, Jaime Filipe Ramos e Nivalda Gonçalves. Estes e outros parlamentares "laranja", fizeram vários discursos em que não pouparam Teixeira dos Santos. Agora, o ministro é elevado à categoria de "académico brilhante". O próprio presidente do Governo Regional afirmou, recentemente, que não tinha "nada a opor ao PEC" e que apoiava as medidas propostas para reduzir o défice público. Uns meses antes, Teixeira dos Santos tinha sido comparado por Jardim ao ministro da propaganda de Saddam Hussein. "Mentiroso" foi um dos adjectivos mais suaves, dirigidos desde o Chão da Lagoa, nos dois últimos anos".
É isto e muito, muito mais, que descredibiliza o exercício da política. Para quem desfere os ataques fica-me o sentimento de não terem leitura própria, pois dizem o que mandam dizer. Fico com o pressentimento que se não disserem o lugar fica em perigo. É o chamado discurso conforme as circunstâncias, o discurso "zigzaguiante", o discurso que não vem de dentro, sentido, apostado numa linha de pensamento coerente e fundamentada. Tanto se apelida de besta como logo a seguir se tecem os maiores elogios. E isto passa na voragem das notícias, obviamente sempre novas, e na memória curta que as pessoas normalmente evidenciam. Por isso é bom que os Jornalistas de corpo inteiro refresquem a memória dos distraídos.
Infelizmente, repito, infelizmente, a nossa Assembleia Legislativa é isto, um lugar de contradições sistemáticas, de ofensas e de rasteiras que bem poderiam ser evitadas. As intervenções não são escutadas com atenção, os apartes de tom claramente ofensivo e gratuito são bem audíveis e, quanto às propostas apresentadas pelos partidos da oposição, chumba-se hoje para, amanhã, serem apresentadas, com um toque aqui e outro ali, como o que melhor interessa à Madeira.
É evidente que a maioria política tem o seu programa e ninguém lhes pede que governe com o programa dos outros, mas também é certo que os iluminados não estão de um lado e menos credíveis do outro. Há excelentes propostas legislativas que mereciam debate sério e aprofundado, no mínimo, em sede de Comissões Especializadas, mas a obediência cega ao poder, tolda das consciências impedindo-as de qualquer respeito pelos outros representantes do Povo. Do meu ponto de vista é urgente a reforma do parlamento e ela terá de ser concretizada com urgência.
Nota:
A propósito, relativamente ao PEC, a maioria e outras pessoas não terão percebido a abstenção do PS-M ao VOTO contra o PEC apresentado pelo PCP. Até o próprio presidente do governo não percebeu e criticou de "absurdo" essa posição. Ora bem, desde logo, o que esteve em discussão não foi o PEC mas um VOTO. E ficou bem claro na argumentação do Deputado Carlos Pereira que o PEC conta, nas partes essenciais, com a aprovação do PS-Madeira. Só que, nós estamos em uma REGIÃO AUTÓNOMA, e em curso está aquilo que designámos por PEC-MADEIRA, porque há um conjunto de aspectos que entendemos serem da responsabilidade regional. Daí que, o governo regional deverá absorver o essencial do PEC mas, em múltiplos aspectos, deve gerar condições na Região para que ele não seja gravoso para uma população que está a sofrer na pele o drama do desemprego, da pobreza e de uma assustadora dívida pública. Entre muitos aspectos. Perceberam, agora?
Ilustração 2: Google Imagens.

1 comentário:

Valdecy Alves disse...

Nos tempos atuais ao seguimos um blog ou sermos seguidos, formamos uma verdadeira teia, capaz de ter um alcance quantitativo e qualitativo para matérias formativas e informativas, que mídia alguma consegue ter. Já imaginou se os pré-sócrates e pós socráticos tivessem tal meio divulgador na sua época? A história seria outra! POR ISSO PARABÉNS PELO BLOG.

Aproveito para CONVIDAR VOCÊ, seus seguidores e quem você segue, para lerem matéria sobre o espetáculo SAGRADO E PROFANO, que ocorrerá na cidade de Senador Pompeu, interior do Ceará, no pequeno Distrito de Engenheiro José Lopes. Experiência artística que mobiliza toda a população, que além de encenar a Paixão de Cristo ainda tem os caretas, que há cerca de 70 anos, saem pelas ruas. Experiência artística, social, política, folclórica, econômica..... que merece ser relatada, imitada e, sendo possível, vista e visitada ao vivo. Boa leitura em:

www.valdecyalves.blogspot.com