Adsense

terça-feira, 16 de março de 2010

NA MADEIRA NÃO EXISTE "BULLYING"

Se o governo diz é porque não há! Está oficialmente "decretado" que não existe "bullying" nas nossas escolas.
Ouvi essa declaração, há poucos minutos, por parte do Secretário Regional de Educação. O que existe são casos isolados de indisciplina e ponto final. Pergunto eu, agora: mas que raio de políticos estes que ao invés de enfrentarem a situação, equacionando-a e avançando com medidas, preferem esconder, ignorar e assobiar para o lado como se nada estivesse a acontecer? Será que não lêem os relatos, as cartas do leitor, enfim, tudo quanto é dito sobre a pressão sobre os professores e os funcionários, a indisciplina que cresce ao lado de uma certa violência que já tem contornos graves? Porquê ignorar a realidade? Tanto ignoram o que se passa nos estabelecimentos de ensino, como ignoram a pobreza e tantos outros domínios extremamente preocupantes da nossa sociedade. Oculta-se, ignora-se, esconde-se como se tudo estivesse bem, como se as denúncias não fossem públicas, como se as palavras da Coordenadora do Sindicato de Professores da Madeira sobre as queixas apresentadas, constituíssem uma invenção, um irresponsável delírio.
Não entendo esta maneira de governar. Quando, importante seria o Senhor Secretário da Educação estar mais atento, assumindo uma postura de preocupação em função dos sinais, passa o "apagador de quadro" e logo tudo reluz como o ouro. Impressionante. Oxalá, digo eu, não tivessemos problemas graves, indisciplina grave e focos de violência graves. Oxalá. Só que não é assim e que o digam os professores e os Conselhos Executivos.
Nota:
Tem, pelo menos, uns cinco ou seis anos, quando desempenhei funções de Orientador Pedagógico, uma das acções científico-pedagógicas levadas a cabo pelos estagiários que tive a honra de orientar, visou, em conferência, exactamente este tema. Nessa altura já havia razões substantivas.
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Unknown disse...

Costuma-se ouvir dizer"há povo mal enganado" e é verdade.Este "povo superior" é incapaz de descer à terra e ver o que passa à sua frente como se as pessoas não percebessem que este governo regional vive à sombra do que é feito pelo governo de Lisboa.Continuam a não querer assumir responsabilidades e esconder todo o mal que vai nesta terra conforme dita "o importante" cá do burgo.
Cumprimentos.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Concordo, totalmente.