Adsense

quinta-feira, 4 de março de 2010

NÃO TEM EMENDA

Que ciumeira política é esta que não permite ver que mais do que encontros institucionais, o importante é resolver o nosso drama!
Numa altura de aperto, de tragédia, de destruição e morte, de aflição para os empresários, numa altura que muita gente chora e anda depressiva, numa altura que necessário se torna dar as mãos, falar da Madeira, dos estragos, das dificuldades, das angústias, numa altura que importante é mostrar a todos e de todos receber o empenhamento necessário, oiço o presidente do governo da Região com um conjunto de declarações pouco agradáveis para com os parlamentares socialistas europeus que ontem visitaram a Madeira.
Declarações absolutamente desnecessárias e inconvenientes porque evidenciam que nesta terra ninguém, para além do poder regional, pode ter o direito de participar e de politicamente ajudar. O que o Partido Socialista da Madeira fez e bem foi o de movimentar-se para que, rapidamente, um grupo de deputados aqui estivesse para ver e ajudar a resolver uma situação que necessita de muitos milhões. Ora, neste processo, estará alguém a roubar protagonismo político a outro alguém? Que "ciumeira" política é esta que não permite ver que mais do que encontros institucionais o que é importante é gerar e juntar, no mesmo sentido, vários grupos oriundos do centro de decisão? É tão importante a vinda do Presidente da Comissão Europeia como de qualquer outro com responsabilidades políticas. Mas porque raio o Presidente do Governo pensa mais em si e no seu grupo político e não neste Povo que vive com carências múltiplas? É que as pessoas não se alimentam de designações fúteis como aquela de "povo"superior". Alimentam-se de gestos e de contribuições que propiciem a solução dos problemas. E tudo isto acontece numa altura em que se verificam calamidades em Espanha e em França que vai obrigar, certamente, a uma criteriosa divisão do "bolo" dos apoios. Por isso, julgo eu, quanto maior for a nossa pressão, melhor.
Pelo contrário, disse a Eurodeputada Edite Estrela: "(...) nós viemos à Madeira para manifestar a nossa solidariedade aos madeirenses e dar a garantia de que tudo faremos no Parlamento Europeu para que seja accionado o Fundo de Solidariedade e para que seja possível a reprogramação de outros fundos estruturais, como sejam o Fundo de Coesão, o FEDER, o Fundo Social Europeu e também os fundos destinados à agricultura" (...) "com a aprovação do Tratado de Lisboa, o Parlamento tem agora mais competências e poderes e vamos usar esse poder a favor da Madeira" (...) "nós estamos muito impressionados com aquilo que vimos e com o esforço que as populações têm feito, que é extraordinário, e a força de vontade que têm revelado, de não quererem cruzar os braços e de querem refazer as suas vidas, os seus negócios e irem para a frente, também por essa vontade expressa que nós também queremos apoiar o mais possível". Por seu turno, a eurodeputada alemã, Constanze Krehl, coordenadora dos socialistas na Comissão de Desenvolvimento Regional, assegurou que os madeirenses "terão o apoio do Parlamento Europeu e que a União Europeia ajudará a Madeira nesta catástrofe".
E quanto aos aspectos institucionais, bom, o Parlamento Regional constitui o primeiro órgão de governo próprio. Seria bom que os madeirenses tomassem consciência disso. E neste aspecto, o Senhor Presidente do Parlamento receberá esta manhã o grupo socialista europeu. Significa isto que o presidente do governo não é o mais ou único importante nesta terra.
Ilustração: Google imagens.

4 comentários:

Anónimo disse...

Porque há-de ele (AJJ) ter emenda se esse comportamento foi sistemáticamente premiado durante mais de 30 anos pelos madeirenses?! A culpa não é só dele mas principalmente dos madeirenses...

Unknown disse...

O "único importante" cá do brurgo,devería ir a Estrasburgo fazer um estágio sobre o que é a democracia,o que é governar em democracia,o que é o respeito que existe entre os diversos grupos representados no parlamento europeu,a importância do bom relacionamento e procura de consensos para atingir os apoios necessários para culmatar as necessidades que afligem os povos.Este srº"único importante", esquece-se que os socialistas são o 2º maior grupo do parlamento Europeu e da influência que este possui no seu seio.É por causa deste "importante" que os madeirenses continuam a ser vistos como "os chulos" que só querem obter o seu proveito e desprezam os outros.e o "gajo" já nem quer ir embora.Nunca mais nos veremos livres desta praga que nos vai corroendo a todos.Cumprimentos.

André Escórcio disse...

Obrigado pela sua reflexão. Tem toda a razão.

Fernando Vouga disse...

Caro amigo

Como um mal nunca vem só, esta catástrofe serviu para o Presidente do GR ressuscitar a parolada do muribundo "povo superior".
Como dizem os brasileiros: "já estava tardando".