Adsense

segunda-feira, 19 de abril de 2010

COMISSÃO DE ACONSELHAMENTO


Existindo um Conselho de Opinião da RTP e, sendo a RTP una, apesar dos vários canais de serviço público, coloca-se a questão de saber o que fazem estes ilustres senhores na função de "conselheiros"!

Regresso ao assunto: "comissão de aconselhamento" de quê? Ora, do sistema gestionário, certamente que não é, pois todo o quadro de gestão da empresa RTP está, obviamente, centralizado em Lisboa. As regras estão definidas e, portanto, tudo passa pela 05 de Outubro. Há muito que é assim. A gestão local tem muito pouca ou nenhuma autonomia e, certamente, nem justificaria este novo desenho organizacional. Mas, enfim, esta é apenas a minha leitura. Deduzo, portanto, que ao nomearem uma "comissão de aconselhamento", essa só se destinará a produzir efeitos sobre os conteúdos. Trata-se de uma explicação possível enquanto outros dados não são conhecidos. E se esta leitura de processo é correcta, logo, dois aspectos daí resultantes me parecem óbvios: primeiro, uma clara falta de confiança na isenção e capacidade profissional do Director de Conteúdos (não sei se é esta a designação, mas tanto faz) que implica ter ali "dez olhos" muito atentos não vá alguma coisa mudar; segundo, existindo um Conselho de Opinião da RTP e, sendo a RTP una, apesar dos vários canais de serviço público, coloca-se a questão de saber o que fazem estes ilustres senhores na função de "conselheiros". Esquisito? Para mim, não é!
É minha convicção que há uma história muito mal contada. O Presidente do Governo Regional atira-se ao ex-director e este, e bem, devolve-lhe algumas insensatas acusações de má gestão! De permeio, o Vice-Presidente do Governo Regional reúne-se com o Vice-Presidente da RTP e, tudo isto, entre muitas situações, vão acontecendo como se não existisse uma clara estratégia de abusivo controlo do serviço público de rádio e televisão.
Os próximos dias serão interessantes. Há muita gente atenta a este processo. Penso que o acto eleitoral de 2011 está a ser preparado com muita antecedência, ao pormenor, mas também de forma descarada. Desde já, lamento todos estes procedimentos muito pouco transparentes, desde o Presidente do Conselho de Administração da RTP ao trabalho de bastidores do governo regional. Mas a verdade é como o azeite... que ninguém se esqueça.

Sem comentários: