Adsense

quinta-feira, 29 de abril de 2010

NÃO HAVIA NECESSIDADE!


Três cadeiras para a mesma pessoa: na primeira senta-se e indica o nome; na segunda, senta-se para jantar e selar o acordo e, finalmente, senta-se na terceira cadeira para receber a equipa sobre a qual lançou a sua benção. Lindo!

Hoje, a nova direcção da RTP-Madeira, foi à Quinta Vigia. Um "beija-mão" que não havia necessidade. Eu conheço quase todo o processo e, portanto, eu diria que teria sido dispensável. A benção já tinho sido dada, o próprio Presidente do Conselho de Administração da RTP, segundo sublinha, na edição de hoje, o Jornal PÚBLICO, já tinha jantado na Quinta, portanto, o cozinhado há muito que estava pronto para servir. Daí que, repito, a cena de hoje, do meu ponto de vista, está muito para além de uma mera apresentação de cumprimentos, que, aliás, não tinha nada de acontecer. Porque raio uma direcção da RTP tem de apresentar cumprimentos?
Ora bem, no fundo, emergem três cadeiras para a mesma pessoa: na primeira, senta-se e indica o nome; na seguinte, senta-se para jantar e selar o acordo e, finalmente, senta-se na terceira cadeira para receber a equipa sobre a qual lançou a sua benção. Lindo!
É evidente que isto não vai ficar por aqui. Com o Jornal da Madeira controlado, as rádios locais a produzirem o trabalhinho que convém, faltava agora o "serviço público" da RTP qual cereja em cima do bolo.
É contra este descarado controlo que me insurjo. Enquanto cidadão e político quero uma comunicação social completamente livre de interesses e de pressões, venham elas de onde vierem. Em defesa da Liberdade, da Democracia, da livre concorrência e em defesa dos próprios Jornalistas, a esmagadora maioria deles que acabam por ser o elo mais fraco desta cadeia de interesses. Não contem comigo para isso.

Sem comentários: