Adsense

quinta-feira, 29 de abril de 2010

NEM MAIS NEM MENOS: 12,1% DE DESEMPREGO


Uma divisão de 15.300 desempregados por uma população activa de 126.000 pessoas, o resultado é de 12,1%, "nem mais nem menos"!

Ontem assiti a um programa da RTP onde o Secretário Regional dos Recursos Humanos, uma vez mais, veio dizer que a taxa de desemprego na Madeira é de 7,5%, claramente inferior à taxa verificada no Continente e quase três vezes menos que a espanhola, sublinhou.
Desde logo, pergunto, para quê esconder a realidade? Qualquer pessoa sabe, eu pelo menos aprendi a fazer essa conta nos primeiros anos de escolaridade, que uma divisão de 15.300 desempregados por uma população activa de 126.000 pessoas, o resultado é de 12,1%, "nem mais nem menos"!
É evidente que podem aqui coexistir algumas variáveis que são contempladas pela estatística e que uma simples divisão pode distorcer a realidade. Mas, obviamente, nunca numa diferença tão substancial. Aliás, o desemprego, infelizmente cresce mas a taxa quase se mantém inalterável, para o governo... Curioso!
Há um aspecto que me suscita dúvida e essa é se são correctos (verdadeiros) os dados remetidos pela Madeira ao Instituto Nacional de Estatística. Tenho sérias dúvidas enquanto esta situação não for devidamente esclarecida. Certo é que o grupo parlamentar a que pertenço solicitou a 19 de Março uma audiência ao Director Regional de Estatística, Dr. Carlos Estudante, que foi, um mês depois, rejeitada, com a indicação que deveríamos solicitá-la ao Secretário das Finanças. Desde 19 de Abril que aguardamos que o Secretário decida receber o Grupo Parlamentar. Acho que ele é que deveria deslocar-se à Assembleia para justificar, mas, enfim...
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: