Adsense

terça-feira, 18 de maio de 2010

FRAGMENTAR PARA QUÊ?

Cuidado, alguns, por amor ao partido podem estar a perder o amor a esta terra!


Pressinto que vários partidos já começaram a tentar fazer um cerco ao PS-Madeira, em função das eleições regionais de 2011. Como se não bastasse o poder instituído. Talvez, porque o sentimento existente é de que o maior partido da oposição está em visível crescimento de credibilidade política e de notoriedade social. É bem possível. Há, por aí, um conjunto de evidentes sinais discursivos que me levam à conclusão da existência de um desconforto e de um receio na deslocação de votos. Pode ser, apenas, impressão minha, mas é isso que me tenho vindo a aperceber. O tempo o dirá.
De qualquer forma, se esse meu sentimento corresponde, eventualmente, à verdade dos factos que vou presenciando, desde logo digo que a oposição ao PSD não retirou qualquer ensinamento das eleições regionais de 2007. Na altura foram todos contra o PS, relativamente ao monumental embuste que foi a Lei das Finanças Regionais e foram todos contra o PS no que concerne à política educativa. Resultado dessa actuação: todos perderam, o PS perdeu 12 deputados e o PSD reforçou a sua posição maioritária e absoluta. Hoje, todos sabem, tal como ontem, que a Lei das Finanças Regionais não passou de uma encenação que levou tudo à frente, mesmo as pessoas mais esclarecidas e, quanto à política educativa da então ministra Maria de Lurdes Rodrigues (outro cavalo de batalha), todos se esqueceram que a Madeira tem governo próprio, que o PS tinha e tem um projecto próprio e que a falência do sistema educativo regional deve-se à política seguida na Madeira durante trinta e tal anos e não propriamente ao Ministério da Educação.
A verdade é que naquela tentativa de conservar uns votos que possibilitem uma presença na Assembleia Legislativa, com orientações daquela natureza, todos acabam por entregar ao PSD-M a continuidade da governação. Preferível seria que cada um se concentrasse em uma oposição firme e propositiva, respeitadora dos posicionamentos ideológicos, mas tendo como pano de fundo o que nos une no combate político relativamente a um poder de 36 anos de absoluto controlo da população. Combater o "jardinismo" implica inteligência e maturidade políticas, o que não se coaduna com ataques entre aqueles que são opositores. Penso ser uma má estratégia essa de esgrimir argumentos entre catorze deputados, quando está em causa vencer um sistema composto por trinta e três deputados. E tudo isto pode ser feito, repito, com firmeza e respeitando os espaços ideológicos de cada partido. Tantas vezes que não concordo, totalmente, com os projectos oriundos de outros partidos da oposição, mas tenho tido sempre o cuidado de ir ao encontro do essencial, no plano discursivo dizendo que eferma deste ou daquele ponto, obviamente que sim, mas no que concerne ao sentido de voto, tendo sempre para não colocar em causa o essencial em relação ao acessório. E tudo isto porquê? Porque está em causa um problema maior, o de corrigir esta pseudo-democracia, de corrigir os tortuosos caminhos desta Autonomia em plano inclinado, no fundo, gerar a confiança do eleitorado no sentido de perceber que há objectivos maiores que não podem se fragmentar em lutas políticas menores, egoístas e perdedoras. Cuidado, alguns, por amor ao partido podem estar a perder o amor a esta terra! Respeito os caminhos de cada um, mas a História aconselha a que, atempadamente, os ensinamentos estejam presentes.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: