Adsense

quarta-feira, 28 de julho de 2010

BALANÇO FINAL


Entre o pai e o filho deambula um grupo parlamentar afinado pelo interesse do filho mas desafinado da realidade, longe dos problemas dos madeirenses.

Li, com entusiasmo o balanço final da sessão legislativa, apresentado no Período Antes da Ordem do Dia, pelo Deputado Carlos Pereira. Excelente intervenção política. Trata-se de um texto que caracteriza e bem o que se passou ao longo deste 3º ano de mandato. Vale a pena ler, aqui.
Deixo um brevíssimo excerto:
"(...) Pior, foram três anos a perder valor. Uma Madeira inteira a reboque de um umbigo sem limites. Mas, por outro lado, o Dr. Jardim não esperava uma oposição no parlamento tão aguerrida. Não esperava encontrar determinação, arrojo, inovação, projectos e alternativas. Foi preciso muito empenho para alterar tudo isto: quem não se lembra das cartas aos deputados do PSD pedindo mais trabalho, mais luta. Mas, como se sabe, não foi suficiente.
Apesar das manobras do líder parlamentar do PSD que reconfigurou várias vezes a sua bancada, trocando uns por outros, fazendo desaparecer alguns bons deputados, outros menos bons, trocando-os várias vezes de fila, mas sempre num registo de treinador de fim de carreira: daqueles que mexe no plantel mas não obtém resultados. Apesar de tudo isto, foi preciso uma agenda para ganhar na secretaria, porque no parlamento, no debate, mesmo com mudanças de plantel, os resultados não apareciam. Foram precisos, nada mais nada menos, que TRÊS revisões do Regimento. A ordem era calar a oposição. Sem hesitação e sem contemplações.
Mas, também assim, não foi suficiente. Não apenas porque a oposição reagiu, adaptou-se, continuou a defesa de uma alternativa, mas também porque o governo do PSD transformou a governação num dos exercícios mais desastrados e desajeitados dos últimos anos de democracia na Madeira, oferecendo assim uma verdadeira mão cheia de oportunidades à própria oposição".

Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: