Adsense

quinta-feira, 1 de julho de 2010

DIA DA REGIÃO



Contextos diferentes, obviamente que sim, simplesmente porque os tempos são outros e os processos também evoluem. Tornam-se mais refinados. Mas se falarmos de Democracia, de Autonomia e de 36 anos de poder absoluto, parece-me evidente que continua actual, quando nos confrontamos com 15.000 desempregados, 30% de pobreza, altíssimas taxas de insucesso e de abandono escolar, empresários aflitos, etc. etc.:

Mas há sempre uma candeia
dentro da própria desgraça
há sempre alguém que semeia
canções no vento que passa.

Mesmo na noite mais triste
em tempo de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não.

4 comentários:

Anónimo disse...

15.000 desempregados só Sr.Professor?Que eu saiba já ultrapassou os 600.000.O responsavel nª.1 por essa tragédia? Não sabe Sr.Professor?
Pois então eu digo-lhe:
-JOSÈ SOCRATES-Secretário Geral do Partido Socialista Português que há 5 anos a esta parte,exerce o cargo no Governo de Portugal como 1º.ministro.

Saudações

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Como sabe, temos órgãos de governo próprio e se, no Continente, as responsabilidades são de quem governa, também aqui as responsabilidades políticas devem ser assumidas por aqueles que lideram este processo há 36 anos. É óbvio. Se assim não considerarmos, parece-me que estamos a ditar o fim da Autonomia.
Lá como cá é evidente, também, a existência de circunstâncias externas (crise internacional), só que a nossa é mais grave, vem em crescendo desde 2004, num período que a tal crise vinha muito distante. Do meu ponto de vista é admissível o crescimento do desemprego na Madeira mas não para níveis tão gravosos (11,8%).
Mas, obrigado por ter comentado.

Anónimo disse...

Senhor Professor,
Ando por aí, acabrunhado, errante e triste, mas não morri.
Incurso neste seu blog apenas para endereçar-lhe os meus regozigados parabéns, neste caso pelo seu balsâmico texto "Guantanamo", publicado no DN de ontem.
Por favor, continue a dar voz a quem não a tem - ou não a pode ter - contra esta canalha molesta.
Respeitosos cumprimentos de,
Vico d´Aubignac

André Escórcio disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
Agradeço-lhe as considerações feitas, pelo entusiasmo que proporcionam para continuar esta luta por uma sociedade melhor e uma vida digna para todos.