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domingo, 25 de julho de 2010

TENHAM PRESENTE: "NÃO HÁ PROFESSORES A MAIS, O QUE EXISTE É SISTEMA EDUCATIVO A MENOS"


O governo não entende que muitos desses professores dispensados sairiam mais baratos ao sistema e ao orçamento regional, quando integrados em uma perspectiva de intervenção pedagógica precoce do que, depois, confrontar-se com o insucesso e o abandono da Escola.


Não há professores a mais, o que existe é sistema educativo a menos. Esta a posição há muito defendida pela generalidade dos que pensam a Educação e que, na Região, continua a não ser assumida. Existe por aqui uma perspectiva, claramente, economicista, de rapar onde não deveriam ter a tentação de tocar. Simplesmente porque se a “educação é cara, experimentem a ignorância”. E sinto que andam a experimentá-la, com características intencionais, há muitos anos. Uma coisa é escolarizar e outra é educar. O que têm feito é fazer da escola um armazém de crianças como é o caso da Escola a Tempo Inteiro, na palavra do Psiquiatra Daniel Sampaio.
O sistema está em colapso pelo que a situação dos docentes é, apenas, mais uma prova da sua desorganização. Criaram um monstro, completamente desarticulado, cheio de serviços, multiplicadores de burocracia, muitos dos quais apenas para infernizar os professores. Deveriam começar a cortar por aí, pelos “boys” do sistema, pelos burocratas que, nos gabinetes, multiplicam o acessório da escola em detrimento do essencial.
Era natural que os cortes chegassem aos educadores e professores. Não há um estabelecimento de educação e ensino na Região Autónoma que não apresente significativas dívidas de largos meses, entre outros, aos fornecedores de energia, comunicações, águas e serviços de refeições. As escolas contam cêntimos e quando estamos perante este facto, a medida seguinte reflecte-se nos docentes. Não cortam nas obras megalómanas das Sociedades de Desenvolvimento, mas cortam na Escola; não cortam no “desporto” ao serviço da política, mas cortam na Escola. Não aceitam a contagem do tempo de serviço congelado para efeitos de reposicionamento na nova Carreira Docente, antes mandam para o desemprego. O sistema é a consequência da inversão das prioridades. De resto, pensar a Escola apenas pela perspectiva da construção de edifícios, constitui uma visão trolha da Educação.
Há muito que sabíamos que isto iria acontecer. Era previsível para qualquer político minimamente atento. E não é por um decréscimo de alunos, essa é uma falácia, pois os valores absolutos entre 1993/94 e 2007/2008 oscilaram entre 56.211 e 54.800, com variações pouco significativas. Mas mesmo considerando algum decréscimo, ainda, recentemente, o PSD-M chumbou a proposta do PS sobre o Regime Jurídico do Sistema Educativo Regional que apontava para números máximos por turma: 18 alunos no pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico; 16 alunos no 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e 14 alunos no Ensino Secundário.
Pelo que sei, vislumbro a possibilidade de juntar turmas no 1º ciclo do ensino básico. Seria um regresso ao passado. Para já não quero acreditar mas a possibilidade está em cima da mesa.
Se o insucesso e o abandono constituem uma chaga na Madeira Autónoma, pois basta ter em atenção os resultados dos exames nacionais, com a saída de muitos professores, doravante, a situação tenderá a piorar. O governo não entende que muitos desses professores dispensados sairiam mais baratos ao sistema e ao orçamento regional, quando integrados em uma perspectiva de intervenção pedagógica precoce do que, depois, confrontar-se com o insucesso e o abandono da Escola. Isso está estudado pelos investigadores e até existe um notável trabalho, de base científica e económica, do Prémio Nobel da Economia James Heckman. Ele estudou e quantificou os efeitos multiplicadores futuros de cada euro investido nas primeiras idades. Não há melhor aplicação do que canalizar o dinheiro para a formação dos jovens nos primeiros anos de vida. “Insisto nisso porque são os países que já estão nesse caminho, justamente os que se tornam mais competitivos e despontaram na economia mundial”, salienta o Nobel. De que estão à espera?
A situação não é pior pelos destacamentos autorizados, com significativos acréscimos em termos orçamentais e sem ter em conta os equilíbrios que o sistema deve ter desde a formação inicial de professores. A continuar assim, o sistema vai ter de os dispensar, engrossando a fila dos desempregados, quando em causa está a reorganização do próprio sistema.
Tudo isto determina a necessidade de uma nova organização da sociedade onde o sistema educativo se incorpore. Não basta falar, por exemplo, da Finlândia como paradigma, necessário se torna compreender e incorporar as lógicas fundamentais do sistema, perfeitamente adaptáveis a qualquer cultura.
Finalmente, entendo que as causas de um recente suicídio de uma professora deveria ser investigado até às últimas consequências. Há que determinar as causas próximas e remotas e perceber qual a influência do sistema nesse passo trágico.

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