Adsense

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

DESABAFO


Não contem comigo para alinhamentos que desvirtuem o sinal mais da política enquanto espaço ao serviço da comunidade. Não gosto, não aprecio e repugna-me certo tipo de e.mails eivados de uma coscovilhice danada que apenas semeiam ódio no meio político e junto das instituições. O meu caminho não é esse.


Há dias, em um outro contexto que não o directamente ligado ao exercício diário da política, recebi uma mensagem que muito me cativou. A quem ma remeteu, um sincero e caloroso obrigado. Soube-me bem, acredite, minha Amiga, sobretudo porque coincidiu com um período de algum cansaço da minha parte. Dizia, a terminar, o texto:
"Todo o Professor deveria ser um Feiticeiro e com as Palavras lançar Feitiços BONS" - Rubem Alves. E continuava: "As águias nunca voam baixo, a não ser quando precisam de caçar (…) Enquanto que os ABUTRES (e há muitos) estão sempre no chão à espera de uma oportunidade para matar os Sonhos de Alguém! Tenho aprendido que devo Voar, mesmo que o céu esteja repleto de Abutres (…)".
Lindo. Como costumo dizer, escorreu-me garganta abaixo como mel, embora os meus voos, com toda a sinceridade, em função da idade, comecem a ser cada vez menos altos. Porém, jamais, pousarei fazendo jus ao conceito de abutre. Jamais, fiquem os meus Amigos a saber. Aliás, nunca fez o meu jeito, tampouco andar por aí às bicadas com aqueles que comigo convivem ou trabalham. Os meus adversários políticos estão bem localizados e é para esses que dirijo todos os meus esforços diários, sem arruaças e apenas com o sentimento que a Madeira merece melhor. Tenho, por isso, plena consciência que nunca fiz um "penalty" aos da família, mas tenho consciência que a rasteira é normal na política. Não contem comigo para alinhamentos que desvirtuem o sinal mais da política enquanto espaço ao serviço da comunidade. Não gosto, não aprecio e repugna-me certo tipo de e.mails eivados de uma coscovilhice danada que apenas semeiam ódio no meio político e junto das instituições. O meu caminho não é esse. Ele, repito, há muito que está definido e dele não me afasto um milímetro. Quando se ultrapassa uma certa barreira na vida e olhamos para trás com satisfação plena, qualquer sujeito com um mínimo de bom senso dificilmente opta por manchá-lo. Seria estúpido. É por isso que não gosto de ser beliscado na minha postura de honestidade perante tudo o que faço. Quando falho sou o primeiro a pedir desculpa, mas espero sempre que os outros se comportem da mesma maneira. Simplesmente, porque somos humanos e o erro acompanha-nos. Costumo dizer que a minha experiência como professor determinou que ande na vida sempre com o "apagador" na algibeira. Vou apagando as coisas más da vida para que sobressaiam as boas. Não me tenho dado mal com esta espécie de princípio.
Toda esta lengalenga para dizer tal qual um velho e sábio professor (educador) me disse perante uma travessura adolescente e a quem pedi desculpa: "eu vi, mas não vi". Eu diria agora: eu li, mas não li! eu ouvi, mas não ouvi! E ficamos por aqui, porque o que interessa é o combate político sério, honesto e sem "penalty's". O importante, o que realmente é importante é dizer a esta população inteira que MERECEM UM GOVERNO MELHOR. Enquanto político seguirei as palavras de Rubem Alves: "Todo o Professor deveria ser um Feiticeiro e com as Palavras lançar Feitiços BONS".
Ilustração: Google Imagens.

5 comentários:

Mario Sergio Machado disse...

Infelizmente muitas pessoas gostam de ser abutres.

Espaço do João disse...

Mu caro amigo André.
Estou consigo. Os professores todos deviam ser feiticeiros.
No entanto, também vejo que na carreira docente há bons e maus feiticeiros. Eu sei do que falo, pois como formdor profissionl que fui, passei por várias fases. Muitas das vezes somos coagidos a ser feiticeiros maus, pois deixamo-nos arrastar pelo deixa andar para não sermos incomodados. Para que não estragasse cminha vida, deixei de dar formação profissional, pois se fizesse o que me apetecia na altura, certamente que o resultado seria outro. Optei por desistir. Sei quanto me custou, pois era uma área que gostava. Muitos dos educandos, viram-nos o miolo e, das duas um. Ou aceitamos e somos coniventes ou desistimos e somos cobardes. Eu fui cobarde, pois se não desistisse talvês estivesse a contas com a justiça. Do mal, optei pelo que achei melhor.
Um abraço de compreenção. João

André Escórcio disse...

Muito obrigado pelos vossos comentários.

A Amiga KF disse...

Caro Amigo...

Alegro-me por me rever nas suas Palavras... E mais me alegro por ter contribuido, num momento difícil, para oferecer-lhe o tal mel precioso que contrasta com o fel da injustiça! Sinto que é um Feiticeiro que lança Bons Feitiços! Sabe, os feitiços bons levam mais tempo a produzir efeitos, mas também perduram por muito mais tempo! Esqueci-me de dizer-lhe que os abutres, mais cedo ou mais tarde, acabarão por se alimentarem uns dos outros... E nós estaremos sobrevoando!... Pois é preciso Aprender a sair de Cena sem sair do Espectáculo!!! Estarei sempre por Perto!...

André Escórcio disse...

Obrigada, muito obrigada pela sua mensagem. É das tais mensagens que nos lavam por dentro. Lavam uma certa descrença e voltam a dar brilho às convicções. Assim se ganha o alento para, todos os dias partir, com serenidade mas com redobrada força interior, no presuposto que a nossa trajectória de vida não se confina a egoísmos sem qualquer sentido.
Um bom Domingo para si e obrigada.