Adsense

sábado, 4 de setembro de 2010

PLATAFORMA DEMOCRÁTICA: ESTÃO COM O OLHO NELA!


Quem se escuda na Revisão Constitucional é porque já não tem capacidade para governar. É como aquele aluno que tem oito, chumba e remete para o manual de estudo a causa do oito, esquecendo-se que com o mesmo manual, outros atingiram nota bem positiva. Assim está o presidente do governo.


COM QUE ENTÃO... o PSD incentiva a criação da "Plataforma Democrática" sugerida pelo PS-Madeira. Óptimo.
Só que nela não tem nem pode vir a ter lugar. Não pode haver lugar a confusões e promiscuidades políticas, pois de um lado estão aqueles que, disfarçados de democratas e de autonomistas, conduziram a Região para a tragédia económica, social e cultural; do outro, estão aqueles que querem romper com os procedimentos do passado, com a falsa democracia, com o autoritarismo, com a violência das palavras, com os bodes-expiatórios, com a irresponsabilidade, em uma atitude que visa devolver a esperança ao Povo da Região.
A esperança em uma melhor educação e em um melhor sistema social e de saúde, no quadro de uma economia promotora de riqueza e de postos de trabalho. A "Plataforma Democrática não é um saco onde podem conviver anti-democratas com democratas; não é um saco onde se meta autonomistas com falsos autonomistas, não é um saco, onde cabem partidos e pessoas com grande sensibilidade social com outros que apenas utilizam a garganta. A "Plataforma Democrática" reveste-se de pressupostos muito sérios, onde imperam a responsabilidade, a credibilidade, a sensatez, o respeito e um projecto de sociedade que nos arranque do abismo onde todos nos encontramos. O PSD está enganado ao partir do princípio que tem a sociedade controlada, que ninguém foge ao seu controlo e, por isso, ironicamente, permite-se sublinhar que "incentiva e apoia" a "plataforma". Ao posicionar-se assim querem demonstrar uma força que só aparentemente têm. Olho em meu redor e, de forma crescente, vejo o desânimo da sociedade, um universo de abstencionistas nos actos eleitorais, uma legião de pessoas que começa a ter uma grande desconfiança nesta velha e gasta governação. Essa arrogância demonstrada no Conselho Regional de hoje pode vir a ser engolida em seco. O Povo, periodicamente zanga-se. É como as aluviões que, ciclicamente, arrastam tudo. Penso que deveriam ter mais tento na língua e ter um outro olhar para os problemas reais da Madeira.
E por falar disso, quando um Conselho Regional reúne e ignora o desemprego, a pobreza, a situação empresarial, as graves questões dos sistemas de saúde e da educação, antes prefere discutir temas como a revisão constitucional, a zona franca, os "atentados terroristas" para destruir, pelo fogo, o património florestal da região com o objectivo de "estabelecer climas de tensão e de confronto" (...) os “miseráveis aproveitamentos políticos e os habituais exibicionismos de conhecidos psicopatas (...)", parece-me evidente que o delírio continua e que desejam chutar para longe responsabilidades próprias, através de uma lengalenga até de insultos que já não pegam.
Ora, o melhor contraponto que se pode fazer é este discurso do vazio relativamente à grandeza da "Plataforma Democrática". Quem se escuda na Revisão Constitucional é porque já não tem capacidade para governar. É como aquele aluno que tem oito, chumba e remete para o manual de estudo a causa do oito, esquecendo-se que com o mesmo manual, outros atingiram nota bem positiva. Assim está o presidente do governo.
Pelo que pressinto, a "Plataforma Democrática" está a tirar o sono a muita gente. Continuem a descredibilizá-la porque ela mais crescerá. Ajudem a crescer deitando qb de fermento político. A Madeira agradecer-vos-á.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: