Adsense

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

UMA HISTÓRIA MAL CONTADA


Já percebemos os milhões que perdemos... resta agora esclarecer os madeirenses sobre o que ganham com a zona franca. O problema reside aí, no tal deve e haver! E na definição de uma estratégia que nunca existiu.


A situação gerada em torno do Centro Internacional de Negócios da Madeira tem uma origem que não pode ser ignorada. A causa está na incapacidade do governo regional de, atempadamente e com espírito negocial resolver os problemas da sua responsabilidade política. O Secretário das Finanças deixou que outros realizassem o seu trabalho (SDM), adormeceu sobre o problema e, quando acordou, percebeu que tinha incorrido em grave erro de percurso. Tratou-se de uma claríssima incompetência, perfeitamente demonstrável, que evidencia, mais uma vez, um desnorte total na gestão e condução de assuntos do interesse da Madeira.
É preciso que se saiba que a SDM é apenas a entidade concessionada para fazer a exploração do CINM, por isso não tem competência para substituir-se ao Governo na defesa dos interesses da Região, tampouco para ser interlocutor junto da União Europeia. E isto está a acontecer porque o Governo Regional não tem e nunca teve uma estratégia para a praça financeira, pelo que apercebendo-se dos erros cometidos, procura encontrar um bode expiatório, o governo da República, e neste caso, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, como contra-ataque face às suas próprias insuficiências. Não deixa de ser curioso e de pasmar que o Secretário Dr. Ventura Garcês reúna em Lisboa com o Primeiro-Ministro e se faça acompanhar do concessionário. Parece-nos ridículo. É como se a Secretária Regiuonal doo Turismo e Transportes reunisse com o Governo da República, levando consigo o Dr. Luis Miguel Sousa! Não faz sentido.
Aliás, o Presidente do Governo chegou, em tempos, a reconhecer que não era oportuno negociar com a Comissão Europeia um novo regime, no momento em que estavam a ser exigidas medidas de austeridade aos Estados-Membros. Todavia, como a sua palavra varia conforme as circunstâncias, aflito como anda, em vez de proteger os interesses da Madeira, concretamente, condicionando eventuais incentivos às empresas criadoras de novos postos de trabalho, parece preferir defender os interesses de um concessionário maioritariamente privado.
Neste pressuposto, embora entenda que, em período de crise, não é sensato solicitar benefícios ficais sem uma correspondente criação de postos de trabalho, pois essa é a questão central, o Grupo Parlamentar do PS-M irá solicitar uma audição parlamentar com o Secretário Regional das Finanças, a fim de esclarecer, cabalmente, a Assembleia Legislativa da Madeira, primeiro órgão de governo próprio, sobre o resultado da reunião realizada a 25 de Agosto, em Lisboa, com o Primeiro-Ministro, o memorando que está associado a esse encontro e sobre a continuidade de uma negociação que o governo regional diz existir, com o acompanhamento do Senhor Presidente da República, quando se sabe que isso não corresponde à verdade.
Por outro lado, será solicitado, em tempo devido, o agendamento de um debate parlamentar sobre este assunto, para dar oportunidade ao governo, sem subterfúgios, de esclarecer os madeirenses sobre o que ganham com zona franca, uma vez que está aos olhos de todos os milhões que já perdemos.
NOTA:
O caso RTP-M continua a ser paradigmático. Ontem, o DN-Madeira publicou um trabalho jornalístico sobre o Centro Internacional de Negócios da Madeira. À noite, o "serviço público" de televisão, por arrastamento da peça editada pelo DN, lá foi ouvir o presidente do governo. Dir-se-á que, até aí, tudo bem. O que já não me parece correcto é que tendo este assunto sido despolado dentro e fora do Parlamento pelo PS e sendo o PS o maior partido da oposição, a RTP-M não tivesse procurado o contraditório. E pelo que se sabe, a história contada pelo presidente do governo não é correcta e, por isso, vai ter de explicá-la, no Parlamento, através do Secretário Regional das Finanças. Coisas da RTP que o Eng. Guilherme Costa e um tal Marquitos, no tempo certo, também vão ter conhecimento. Porque ao "serviço público" exige-se seriedade no tratamento destas questões.

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor já farta de tanto prometer e de não agir. Façam então qualquer coisa sobre o estado da rtp madeira. É o minimo que se pede.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Ao contrário do que o "anónimo" deixa transparecer, o processo está em curso. Já tenho em mão uma resposta, a do Conselho de Opinião que é demolidora para a RTP. Falta receber a posição da Entidade Reguladora e do Conselho de Administração.
Mas que fique claro, nada me move contra os profissionais da RTP, estação onde conto com bons amigos em consequência de 14 anos de colaboração assídua, onde fui responsável por seis títulos diferentes.
O que exijo, enquanto cidadão, é rigor, transparência, isenção, qualidade e distanciamento de qualquer poder político ao serviço público. É isso que está em causa. Há deveres, inclusive, deontológicos que devem ser assegurados. Por exemplo, a audição das partes quando os assuntos justificam. O contraditório. É isso que está em jogo, que não haja protecção ao poder nem favorecimento às oposições.
A luta é essa e nada mais.

Espaço do João disse...

Pobre povo a quem está entregue!!!
Os contraditórios são feitos a rigor pelos próprios comparsas. Mas alguém dentro do PSD/M explica algo a alquém? Não vê como AJJ, explica como se apagam fogos? Primeiro ateia-se fogo e, depois lança-se gasolina.Assobia-se para o ar, chama-se de garotos a tudo que é da oposição, arranjam-se compadrios e, fica tudo na mesma. Amedronta-se as pessoas, insulta-se e ameaça-se com tribumais quem discordar.É ver como as passoas se comportam cheias de medo e, remetem-se ao anonimato. Cada um tem o governo que quer, para isso basta estar calado. Eu quando leio os jornais da Madeira, fico espantado com a maioria silênciosa, escondida por detrás do anonimto.Onde se encontram os bravos Madeirenses que conquistaram continentes com seu trabalho honesto, com sua força hercúlea, com seu saber, com sua humildade, etc? Ai que pena eu tenho não me sentir já com forças para o combate!!! Mas uma coisa poderão saber:- Enquanto conseguir gritar bem alto, gritarei. Vamos valorosos "Madeirenses" construir uma barreira granítica em volta desse ditador. Contem comigo, estarei na linha da frente.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Desejo, também, que o Povo acorde desta longa anestesia.
Um bom fim-de-semana.