Adsense

sábado, 25 de setembro de 2010

VÃO BUGIAR!


Talvez por isso mesmo, um político com 36 anos de "presídio" na Quinta das Angústias, não conseguiu até hoje uma "liberdade condicional" que o levasse aos palcos da República. Ninguém o quer e ninguém o deseja. Só de passagem. O máximo onde vai e com liberdade total é ao Porto Santo. Aquela cabeça prodigiosa, aquele monumento de sabedoria, aquele Homem Providencial, aquele estadista pensador e preocupado com a geração seguinte, ao fim e ao cabo, é um homem da ilha cuja voz não chega ao Céu.


A irresponsabilidade é total. Ontem o ainda presidente do governo regional assumiu:  "(...) o País está tão mal que  é melhor que o governo caia, pois penso que este já deu o que tinha a dar". Àquelas palavras do ainda presidente da RAM acrescem outras de uma total irresponsabilidade política: "(...) se fosse líder nacional provocava eleições". Isto é, quando está o Presidente da República e tantas figuras representativas de várias e importantes instituições nacionais, a pedir bom senso, em uma altura que o próprio Doutor Cavaco Silva não pode dissolver a Assembleia, aparece um Conselheiro de Estado a dizer uma coisa daquelas, que mais se assemelha, no actual quadro político, a um "cangalheiro de estado". É a total ausência de bom senso, de equilíbrio, de respeito institucional, de saber olhar para as dificuldades do País e de perceber que o momento não suporta convulsões políticas, antes precisa de esbilidade e de confiança. A seu tempo, no próximo acto eleitoral, o Povo fará o exame e escolherá o rumo que melhor entender.
Imagine-se um partido da Madeira, em função do descalabro que por aí vai, a um ano do final do mandato, pedir eleições antecipadas? O quadro é exactamente o mesmo, no plano político, apenas sublinhado pelo facto de, aqui existir uma maioria absoluta e lá uma maioria relativa. E isso, em Democracia, do meu ponto de vista, não faz toda a diferença. Fará para alguns, é óbvio. Para mim, não, pois tenho como pressuposto que o exercício da política constitui um serviço à comunidade e não um emprego para a vida.
Enfim, daqui para lá vale tudo, todas as agressões, todo o paleio para sacar milhões, mas a correspondente assunção de responsabilidades locais, isso não pode ser objecto de escrutínio, por ninguém! Talvez por isso mesmo, um político com 36 anos de "presídio" na Quinta das Angústias, não conseguiu até hoje uma "liberdade condicional" que o levasse aos palcos da República. Ninguém o quer e ninguém o deseja. Só de passagem. O máximo onde vai e com liberdade total é ao Porto Santo. Aquela cabeça prodigiosa, aquele monumento de sabedoria, aquele Homem Providencial, aquele estadista pensador e preocupado com a geração seguinte, ao fim e ao cabo, é um homem da ilha cuja voz não chega ao Céu!
Tive um Amigo, já falecido, que do alto da sua sabedoria, falando destas coisas comezinhas que por aí se vão dizendo, fundamentalmente, para enganar os desprevenidos, que "os fidalgos são assim... podem estar atolados em porcaria até ao pescoço, mas continuam fidalgos!". É isso. A Região estrebucha em todos os sectores, mas continuam uns a apresentar-se como se nada estivesse a acontecer, empurrando para a frente, com a gorda barriga, todos os problemas, falando de alto como se não tivessem responsabilidades, como se esta terra fosse um exemplo de emprego, de bem-estar, de uma economia saudável, de uma educação a caminho da perfeição, como se o sistema de saúde fosse exemplar, como se os pobres não existissem, como se não houvesse altas problemáticas nos hospitais, como se os idosos fossem respeitados nos seus direitos, como se as famílias vivessem abrigadas em um conjunto de direitos, de deveres e de co-responsabilidades. Sinceramente, chego ao dia de Sábado, o dia que me permite fazer uma avaliação ao que fiz durante a semana e apetece-me dizer, em voz baixa, mas com todo o sentido pejorativo: vão bugiar!
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Espaço do João disse...

Meu Caro André.
O meu amigo, até parece que parou no tempo.
Então já alguma vez viu um burro careca? Claro como a água. Este AJJ tem uma cassete toda arranhada, até os cabelos já caíram de tanta micose coçar na Quinta das Angustias.Não vai faltar muito tempo que as cagarras abandonem as Desertas para dar lugar ao Imperador das ilhas. Que assim seja e, que leve todo o seu séquito. Realmente o povo Português ainda não abriu os olhos. Com uma pessoa tão iluminada, não aparece a se candidatar às legislativas, nem à presidência da República. Que grande desperdício. Povo ingrato é o que se depreende.
Um abraço amigo. João