Adsense

sábado, 23 de outubro de 2010

O JAMES BOND DAS ANGÚSTIAS


"Entretanto, a abulia geral que leva os ilhéus a deixarem-se tratar como pacóvios permite ao chefe eternizar-se com a sua mentalidade velha, cristalizada, embrutecida e impermeável às ideias que não lhe cheguem de gatas. Sabe que os que o rodeiam não raciocinam, obedecem. Conta com a sua despersonalização calculista".

PSD em combustão lenta.
O caminho é o da implosão
Numa região normal, os jornalistas é que questionariam Coito Pita, Jaime Filipe e demais membros da comissão inquisitorial acerca das práticas do parlamento que levam 16 milhões por ano ao descarnado povo. Por exemplo o capítulo das incompatibilidades. Perguntar-lhes o que é isso de deputados a trabalhar nos tribunais com leis congeminadas por eles próprios. Como é isso de gestores privados no activo liderarem comissões de economia.
Numa democracia digna, seriam os deputados a responder aos desabafos públicos que sugerem comparações com a Sicília. Casos de empresários, fora do universo laranja, impedidos de fechar um único negócio na sua terra. Cartas anónimas com pressões a companhias exteriores porque o representante escolhido cá desagrada ao cabotino maioral e seus autómatos. Exemplo do ignóbil procedimento deu-se há uma semana: um madeirense que não verga ao regime de crápula recebeu de fora a notícia do fim de um contrato, à conta do instinto de revindicta instalado nas esferas mandantes.
Os inquisidores da comissão deviam também comentar os apertos a administrações de bancos em Lisboa para obrigarem os delegados regionais a rever as 'companhias'. Seria interessante ouvir os comissários do inquérito sobre os tachos que premeiam cabos-de-guerra caídos na aborrecida reforma, mesmo à custa de queimar lugares em vereações. E o linchamento aplicado a críticos internos da maioria que têm preferido desligar-se da 'família'. Como nas organizações secretas.
Os deputados deveriam explicar por que não fiscalizam os suicidas actos financeiros do governo, com o comboio descarrilado tão perto do abismo. Não será certamente por se fiarem na engenharia do auto-intitulado James Bond das Angústias.
NOTA:
Mais um notável artigo de opinião do Jornalista Luis Calisto. Profundo, realista e com alma. Vale a pena ler aqui.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: