Adsense

sábado, 16 de outubro de 2010

RANKING'S DAS ESCOLAS COM ATITUDE ABSOLUTAMENTE LAMENTÁVEL



Primeiro, porque está a atentar contra o futuro da Madeira e da sua população; segundo, porque, responsavelmente, deveria mostrar-se preocupado e pedir responsabilidades ao Secretário e ao Director Regional; terceiro, porque transmite a ideia de ignorância sob a forma como decorrem as avaliações dos exame nacionais.


A realidade demonstra um
Presidente sem noção
do sistema educativo
pelo qual é responsável
O Presidente do Governo Regional disse, ontem, que não está preocupado com a posição da Madeira no "ranking das escolas", uma vez que o mesmo foi elaborado com base em critérios artificiais. E disse mais: "Lá se foi o tempo em que nós nos impressionávamos com as coisas feitas em Lisboa".
Um responsável político dizer uma enormidade destas deveria ser "demitido". Pelo Povo, claro. E por três razões: primeiro, porque está a atentar contra o futuro da Madeira e da sua população; segundo, porque, responsavelmente, deveria mostrar-se preocupado e pedir responsabilidades ao Secretário e ao Director Regional; terceiro, porque transmite a ideia de ignorância sob a forma como decorrem as avaliações dos exame nacionais.
Atenta contra o futuro da Madeira porque sucessivas gerações mal preparadas não poderão responder, eficazmente, aos desafios deste novo mundo onde se exigem qualificações de excelência. Depois, ao não pedir responsabilidades aos seus mais directos responsáveis pelo sector, denuncia que quer uma população ignorante onde possa semear a sua política e continuar a controlar o povo. Finalmente, era bom que o Presidente do Governo soubesse que os exames são iguais do Minho ao Corvo, os programas iguais e as avaliações obedecem a critérios rigorosos, com os correctores sujeitos a formação própria no sentido de não se verificarem discrepâncias significativas entre correctores.
Depois, claro, vem com aquela história que os jovens vão ter de emigrar. Pois, com políticas destas, do que estamos à espera? Eu que levo uma vida ligada à Educação, sei do que falo e sei, tal como centenas de docentes, onde residem os problemas. Só o Presidente do Governo não sabe. Apenas fala em "critérios artificiais". Mas quais critérios artificiais? O que é que tem a ver a entrada de alunos nas Universidades, como ontem, lamentavelmente, o Director Regional de Educação disse na RTP, com os resultados dos exames? Se entraram X da Madeira, entraram Y do restante espaço nacional. Só se pode comparar coisas comparáveis. Aliás, as declarações do Director Regional (estranhamente, o Secretário não assumiu o desastre) denunciando, pela imagem, um grande nervosismo, são a prova evidente da falência deste sistema educativo politicamente irresponsável.
Voltarei a este assunto, com a análise aos "ranking's" (enquanto um indicador, entre outros), porque é o nosso futuro que está em jogo e porque estão a brincar com os madeirenses e porto-santenses.
Ilustração: Google Imagens.   

Sem comentários: