Adsense

sábado, 9 de outubro de 2010

RTP-M - INFORMAÇÃO TENDENCIOSA


"O Povo deixou-se levar nestas cantigas mas agora não vai perdoar aos verdadeiros responsáveis pela actual situação (...) No meio de tudo isto, uma terra, um povo, uma autarquia, é humilhada, maltratada e votada ao ostracismo, por uma classe política de baixo nível. Machico sempre disse não a esta política (...) Por isso tem pago a factura do seu atrevimento, do seu inalienável direito à diferença".

"Depois de ter mudado de cor política, Machico é um concelho renovado". Esta é a frase que me indignou e que me leva a escrever de imediato. Ouvia-a, agora mesmo, numa reportagem da RTP-Madeira, a propósito do Dia do Concelho. Disse-a, não o autarca político mas a jornalista da RTP-M. Isto não tem qualificação. E não tem porque se torna necessário conhecer a história de todo o processo, todas as vicissitudes e humilhações porque passaram os autarcas das vereações socialistas, com os cortes impostos pelo governo regional, o ostracismo a que foram votados, o protocolo de reequilíbrio financeiro a que os obrigaram e, mais tarde, quando essa tal força política venceu as eleições, depois de tantos constrangimentos, abriram os cordões à bolsa e criaram as infra-estruturas antes reclamadas pelos socialistas. É mentor de toda esta estratégia o Presidente do Governo com uma frente avançada chamada Engº Santos Costa, que há relativamente pouco tempo, teve "direito" ao seu nome numa estrada. Sem ter feito qualquer feito, apenas ter derramado ali o dinheiro público e com fins claramente políticos. 
Para que a RTP conheça o processo, aqui fica, vasculhando memórias, um artigo escrito, em 1995, por um ex-socialista, hoje presidente da Câmara de Machico em representação do PSD:
"(...) Eis o insustentável mas previsível desfecho de uma política ardilosamente montada, por quem, no velho estilo do tudo sabe, tudo pode, tudo manda, não quer nem sombra de outras intervenções autónomas e personalizadas na vida da Região (...) Assim fizeram ao longo dos tempos todos os que teimaram em perpetuar o seu poder (...) Ele chama a si todas as campanhas eleitorais, define todas as estratégias administrativas, faz todas as promessas. A sua orientação política é piamente cultivada pelos seus pares (...) O Povo deixou-se levar nestas cantigas mas agora não vai perdoar aos verdadeiros responsáveis pela actual situação (...) No meio de tudo isto, uma terra, um povo, uma autarquia, é humilhada, maltratada e votada ao ostracismo, por uma classe política de baixo nível. Machico sempre disse não a esta política (...) Por isso tem pago a factura do seu atrevimento, do seu inalienável direito à diferença".
O actual presidente da Câmara, antigo Vereador do PS, referia-se, assim, ao PSD. O que  dizia e como hoje se comporta! O pior é que a RTP-M acompanha o PSD. Não sejam tão evidentes na forma de produzir informação tendenciosa. Respeitem o "serviço público" a que estão obrigados, com total independência e rigor. 
Ilustração: Google Imagens.

11 comentários:

Espaço do João disse...

Meu caro André.
Lá está o velho ditado em acção.
Se não podes vencer o teu inimigo, junta-te a ele. Lembra-se o meu amigo do General Petáin? Pois bem, aqui está a razão. Mas esses escroques desses escribas, ainda verão como elas mordem. Em Portugal, o primeiro poder encontra-se nas mãos dessa gente rasca. Puros lambe botas. Há!!! Como tenho saudades do Vilhena e, do Gonçalves Preto? Só humorísticamente conseguiam passar a palavra. Depois queixam-se que são perseguidos. Lá está de volta "A VOZ DO DONO". Muitos desses senhores, nem sabem escrever, não sabem falar e, andam de palas laterais. Pobre povo que dá pérolas a porcos. Para essa gentalha, a crise passa ao largo, são capazes de fazerem de guardanapo o papel higiénico saído da sanita. Lembrei-me daquele célebre filme Italiano:- FEIOS PORCOS E MAUS.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Tem toda a razão. Falta a muito boa gente uma boa dose de cultura e de libertação das amarras do poder.

Anónimo disse...

De quem é a culpa, dr. Andrés Escórcio? Do PS, exclusivamente porque tolera que a RTP-M continue ao serviço do dr Jardim. Sabe de onde vêm as duas últimas aquisições da RTP-M. Directamente De núcleos do PSD-M, uma do da Água de Pena e a outra de Macau (neste caso também subscritora da candidatura do dr. Jardim a lider nacional do partido, quando Pedro Santana Lopes se antecipou). E ainad o dr. Jardim reclama contra a sua domesticada RTP-M, perante o silêncio cúmnplice dos jornalistas da casa, do PS-M e dos outros partidos da oposição que não querem perder os seus escassos segundos de glória no final do telejardim...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário. Apenas isso.

Unknown disse...

Caro Professor Escórcio,
O Dr.Bernardo Trindade não teve influencia na nomeação dos novos administradores? A nova Direcção da RTP/M não é indicada pelo Governo da Republica. Um dos novos directores administrativos é um grande amigo pessoal do Dr.B.Trindade mas é uma pessoa claramente ligada ao PSD e ao Dr.Jardim.
Caro Professor Escórcio, o combate político do PS/M está a ser minado por negociatas e acordos que não servem a Madeira nem aqueles que à muitas dezenas de anos lutam pela Liberdade de Expressão.
Esteja atento!

Anónimo disse...

Caro Snr.deputado e ainda aqui vamos. Já agora que tem andando a dizer que tem os dados todos.. procure saber quem casou com quem naquele famoso casamento de Abrantes. Até pode ser bilhardice mas ajuda a entender muita coisa.. e isto feito com a conivencia de elementos do psd e do ps.

André Escórcio disse...

Obrigado pelos vossos comentários (Afonso e anónimo).
Luto e continuarei a defender uma comunicação social livre de tutelas e de medos, onde os Jornalistas se sintam protegidos pelas respectivas direcções empresariais ou outras. Não aceito a pressão, a subtileza de como se informa e com que objectivos se informa. Não aceito desonestidades e cumplicidades, cujo objectivo se centra em gerir as mentes da população. Luto por uma comunicação social onde apenas se peça ao jornalista que seja honesto com a sua verdade. Porque verdades há muitas.
Não aceito uma comunicação social ao lado do poder como não aceito uma comunicação social ao lado da oposição. De resto, conheço o processo e os casamentos do processo.

Anónimo disse...

Para bem da Madeira, da sua democracia e liberdade de expressão na região, o melhor era fecharem a RTP-Madeira. Alías é isso que vai acontecer naturalmente por lá meterem gente incompetente e submissa. São esses afilhados e incompetentes os coveiros da RTP na Madeira. Só por isso, só por mal agirem, bem hajam!!!! Os madeirenses, não os partidos da oposiç~ão que são cúmplices desta situação, ficar-lhe-ão eternamente gratos.
Fim da RTP-Madeira já, a bem da saúde mental do povo madeirense!

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Eu compreendo, totalmente, por um lado, o sentimento e, por outro, a ironia do seu texto. Mas o que está em causa, na defesa dos postos de trabalho e de um Centro que pode, de facto, constituir-se em uma referência da expressão deste Povo Insulano, prefiro que ela seja mudada no sentido de uma informação independente e de uma produção de rigor e qualidade. E há profissionais naquela casa capaz de fazer bem aquilo que hoje deixa um rasto de clara insuficiência.

Anónimo disse...

Em tempo de austeridade rtp faz nomeações a correr sem saber o futuro da rtp Madeira. Convem saber os custos destas nomeações dos amiguinhos quando se pede a todos os portugueses que apertem o cinto. é bom que os partidos politicos tratem de saber o que se passa.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Eu sei o que se passa e sei de muito mais coisas. Tenho em mão cartas nessse sentido. Mas estou atento. Creia que estou.