Adsense

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TUDO COMO DANTES, QUARTEL GENERAL EM ABRANTES!


Mas tudo continua como dantes... quartel general em Abrantes, local onde o Senhor Presidente será conviva de uma festa de casamento, enquanto, por aqui, alimenta um divórcio com o Povo!  


Em uma altura de grande aperto, com toda a Região em sufoco (perguntem aos empresários e aos desempregados como isto está), o Presidente do Governo Regional vai para a Escócia e aproveita para um saltinho a uma festa (€ 9.269,18 - não sei se inclui a oferta de casamento em Abrantes). As obrigações oficiais, obviamente que têm de ser cumpridas, mas no tempo estritamente necessário. Já nem falo dos encargos (um exagero), pois sabe-se que, para alguns, gastar da sua carteira é uma coisa, gastar do saco dos impostos é outra. Aliás, não foi este presidente que se gabava de andar com um carro velho e de segunda mão? Mas, isso, é quando sai do seu bolso! Mas, enfim, não entro por esses trocos, que o são, quando comparados com as dificuldades que por aí andam. Mais, ainda. Não critico, por exemplo, a utilização, dizem que gratuita, do alojamento em férias no Porto Santo. Ou de um pagamento quase insignificante. E não critico porque, por aí fora, estou farto de ver, que a dignidade do lugar oficial que um presidente ocupa (mesmo de nível regional) corresponde também à dignidade do lugar em férias. O problema não está aí. Está, fundamentalmente, na forma como se está, como se utiliza e no contexto em que as coisas acontecem. Esse aspecto é que é revoltante. Mas não é disso que quero escrever.
Salienta o DN através do Jornalista Miguel Torres Cunha: "O DIÁRIO analisou as contas de trinta e três empresas públicas ou participadas pela Região e concluiu que estas devem 5.242 milhões de euros, um valor que é superior a toda a riqueza gerada pela actividade económica. Se considerarmos que o PIB da Madeira em 2008 se situou nos 4.941 milhões de euros, fácil é perceber a dimensão da dívida das empresas regionais, até porque 44,7% diz respeito a endividamento directo junto da banca".
O que é que isto significa? Ora bem, que a Região está falida, com todas as letras! E que há responsáveis políticos do descalabro a que se chegou. E esse responsável, também com todas as letras, é o Presidente do Governo Regional da Madeira. Se uma ponta de honestidade e de desprendimento pela vida política este homem tivesse, desde logo apresentava-se na Assembleia Legislativa da Madeira para responder aos Deputados. O PS-Madeira, ainda hoje, solicitou uma interpelação no sentido da avaliação do actual quadro, sobretudo o que deriva das recentes medidas de austeridade. Mas sei que ele não se disponibilizará para deslocar-se à Assembleia. Quanto muito, se tudo decorrer bem, estará presente o Secretário das Finanças. O "chefe" do governo, esse nunca dá a cara, nunca comparece, nunca debate, foge a sete pés do debate frontal junto dos eleitos do Povo.
Vale a pena ler com a atenção o trabalho publicado pelo citado Jornalista. No essencial condensa aquilo que, nos últimos três anos, tem constituído cavalo de batalha da argumentação política da principal força política da Oposição. Os números têm sido escalpelizados, um a um, através do Deputado Dr. Carlos Pereira. Porém, para a maioria política e para o próprio governo é tudo mentira, são tudo especulações e quando assim não acontece, a culpa é sempre dirigida aos de fora, aos da República, ao Engº Sócrates, ao Dr. Teixeira dos Santos, entre outros. A responsabilidade nunca passa por aqui. Aqui não há erros estratégicos de governação. Os milhões em dívida são uma invenção, o número de desempregados, lá diz os inefável Dr. Brazão de Castro, melhoraram uma décima em relação ao "mês homólogo", a pobreza é irreal, varia entre 4% para o Secretário dos Assuntos Sociais, 12% para o Presidente do Governo e 30% para os estudos académicos; "os senhores agricultores", na palavra do impagável Secretário dos Recursos Naturais, podem contar com milhões, para o Secretário da Educação, o "Diogo" será um jogador de futebol, enfim, estamos aí perante um drama político, económico, social e cultural, verdadeiramente assustador. Mas tudo continua como dantes... quartel general em Abrantes, local onde o Senhor Presidente será conviva de uma festa de casamento, enquanto, por aqui, alimenta um divórcio com o Povo!  
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Espaço do João disse...

Coitado do Mentiroso
Mente uma vez mente sempre
Ainda que fale verdade
Todos lhe dizem que mente.

Será que este pobre povo ainda não descortinou que anda a ser enganado há quase 40 anos?
Será que este povo é cego, surdo e mudo?

Será que este povo não se levanta e continua em letargia?

Que paciência de Job? Quo Vadis?

Onde param os nossos melhores combatentes e desbravadores Madeirenses? Ainda temos que aturar este blasfemo muito mais tempo?
Abre os olhos Mula!!! Olha a berma da estrada. Estamos à beira do Pináculo.

Abraço solidário João.