Adsense

sábado, 30 de outubro de 2010

UMA ENTREVISTA QUE O SECRETÁRIO DOS ASSUNTOS SOCIAIS DEVERIA LER



"Os nossos programas de luta contra a pobreza mantêm os padrões de desigualdade. Sei que é assim porque os ricos não reagem. Quando o Presidente Obama quis alterar o padrão de desigualdade, nos EUA, os ricos reagiram. Os nossos ricos não são tocados. Nunca viu nenhum a criticar".

A voz autorizada
A edição 921, de Outubro a 03 de Novembro, da revista VISÃO, inclui uma importante entrevista com o Professor Doutor Alfredo Bruto da Costa. Trata-se de um relevante olhar sobre a pobreza e as suas causas que, com carácter obrigatório deveria o Secretário dos Assuntos Sociais ler e reler. Por ali, amudurecendo o contexto das palavras, perceberia que "se temos gente pobre empregada, isto é um problema económico, não social". E quando o jornalista coloca o problema da instabilidade social que pode vir a caminho, ele é muito claro: "(...) não sei onde aquilo vai parar (referia-se às manifestações em França). O que se está a passar não tem nada a ver com a idade da reforma. É uma forma de protesto relativo a coisas diversas. Só cada um sabe porque está a protestar". E relativamente a nós, portugueses... "(...) os pobres de longa duração entraram numa linha de conformismo (...) mas os que acabaram de cair na pobreza podem ter uma reacção que os conduza à revolta (...) não será uma surpresa se vierem a existir episódios de alguma violência". E continua: "(...) no limite pode afectar a Democracia. A liberdade para além de ser um direito básico e universal, implica a existência de condições para o seu exercício". Um Homem com fome não é um Homem livre, disse Amartya Sen, Nobel da Economia em 1998.
Mais adiante: "Os nossos programas de luta contra a pobreza mantêm os padrões de desigualdade. Reproduzem-nos. Não quebram ciclo nenhum. Sei que é assim porque os ricos não reagem. Não são contra os programas de luta contra a pobreza. Quando o Presidente Obama quis alterar o padrão de desigualdade, nos EUA, os ricos reagiram. Os nossos ricos não são tocados. Nunca viu nenhum a criticar". E questiona: "Porque é que o poder de decisão tem de estar sempre do lado do capital? Sublinha o jornalista, é o modelo capitalista da economia... "Exactamente. O capitalismo selvagem. O que está em causa é o próprio sistema económico".
Uma entrevista para ler com muita atenção. O governo regional AUTÓNOMO está a léguas deste posicionamento HUMANISTA, científico e de política social. Por isso, na Assembleia, o Professor Doutor Alfredo Bruto da Costa, para além de académico é Presidente da Comissão Nacional Justiça e Paz, ligada à Igreja Católica, foi enxovalhado na Assembleia Legislativa da Madeira, pelo PSD, apelidado de comunista, gonçalvista e de outras coisas desprestigiantes. É a ignorância altifalante!
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: