Adsense

sábado, 13 de novembro de 2010

"DIA SEM PROBLEMA NA SAÚDE NÃO É DIA"


Do meu ponto de vista, politicamente, este Secretário Regional já não tem condições para governar. Deixou de ser um parceiro politicamente válido com todos quantos tem de institucionalmente lidar. Só o Presidente do Governo não vê. Ah!, está em Instambul...

A irresponsabilidade política
continua de vento em popa.
Leio no DN on-line as declarações do Bastonário da Ordem dos Médicos, Dr. Pedro Nunes: “As condições de formação no Centro Hospitalar do Funchal, em muitos casos tinham qualidade, houve alterações que podem alterar essa qualidade, que tem que ser avaliada e, como não foi possível avaliar, como lhe disse, por responsabilidade total da secretaria regional. A OM cumpre as suas funções por muito que penalize os médicos internos”. De acordo com o Dr. Pedro Nunes, essa avaliação não se concretizou devido a “entraves” criados pela Secretaria Regional dos Assuntos Sociais. Isto é, razão tem o Dr. Bernardo Martins, Presidente da 5ª Comissão Especializada de Saúde e Assuntos Sociais, da Assembleia Legislativa da Madeira, parafraseando o slogan do DN: "Dia sem problema na Saúde, não é dia".
E a irresponsabilidade continua de vento em popa, arvorando-se, agora, o Secretário Regional em vítima quando é sabido, pela boca do Bastonário, que a Secretaria Regional, perante a proposta de avaliação extraordinária, "em vez de apoiar criou entraves". E a partir daí, obviamente, as tensões aumentaram com claro prejuizo para os jovens médicos e para o próprio Sistema Regional de Saúde.
Mas, afinal, o que pretendem? Ainda ontem, a pedido do CDS e do PCP, a Comissão, leia-se PSD (maioritário), chumbou duas propostas que visavam a presença do Secretário, Dr. Jardim Ramos, no Parlamento, a fim de prestar esclarecimentos aos Deputados. O Secretário fugiu às suas responsabilidades políticas, na esteira de outros, entre os quais o Presidente do Governo. 
O caos está instalado em um dos sistemas sociais mais importantes. Ninguém se entende e ninguém assume responsabilidades perante tantas e tantas situações que, se para já, prejudicam os utentes, mais tarde, prejudicarão muito mais. O Grupo Parlamentar do PS-M já pediu a mediação do Senhor Representante da República nesta situação que já ultrapassa a esfera regional para situar-se no plano nacional. Espero que, discretamente, essa designada magistratura de influência esteja a ser concretizada. Simplesmente porque o Sistema não aguenta mais, desde dívidas à falta de recursos, terminando no nas graves desinteligências entre todo o pessoal médico, de enfermagem, técnicos de saúde e administrativos. O Sistema está em completa ruptura. Do meu ponto de vista, politicamente, este Secretário Regional já não tem condições para governar. Deixou de ser um parceiro politicamente válido com todos quantos tem de institucionalmente lidar. Só o Presidente do Governo não vê. Ah!, está em Instambul...
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Anónimo disse...

- Hipocrisia: s.f. Vício que consiste em aparentar uma virtude, um sentimento que não se tem. / Fingimento, falsidade.

- Demagogia: s.f. Política que favorece as paixões populares. / Dominação das facções populares. / O que inculca os valores populares.

Descubra as diferenças ... lol

André Escórcio disse...

Senhor(a) Anómimo,
Este blogue não é de nenhum membro do Governo. Seria importante, se essa foi a sua intenção, remeter o significado das palavras para o endereço de um desses senhores que têm responsabilidades na Saúde.