Adsense

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

EM DIA DE GREVE DOS MÉDICOS


O quadro de crispação no Sistema Regional de Saúde é muito grave. Ultrapassou a Região. Justifica-se, por isso, a intervenção mediadora do Senhor Representante da República.

A capacidade de diálogo
ao serviço da solução
de um grave problema.
O governo nem ata nem desata no sector da Saúde. Como salientou o Deputado Bernardo Martins, a situação não abona o estado da Saúde na Madeira: "crispação do SESARAM contra médicos e enfermeiros; processos disciplinares, como forma de alegada perseguição; recusa de reuniões da parte do Conselho de Administração; referências à falta de idoneidade técnico-científica dos serviços de saúde; obstáculos à promoção de auditorias externas; abandono do Serviço Regional de Saúde, por vários profissionais; indícios de métodos impositivos por parte da Administração do SESARAM; falta de diálogo entre os dirigentes e os profissionais da saúde; acusações de promiscuidade entre os sectores público e privado; elevadas dívidas às farmácias; continuação do elevado número das listas de espera; aumento significativo das designadas “altas problemáticas”; serviços com falta de camas para internamentos; insuficiência de equipamentos; falta de material clínico; rupturas no fornecimento de medicamentos; falta de médicos, particularmente, os de família e insuficiência de enfermeiros.  
Face à perigosa instabilidade no Sistema de Saúde, defende a intervenção do Representante da República na Madeira. Pretende o PS que esta instituição sirva como mediadora desta insuperável conflitualidade, com o recurso à sua magistratura de influência, de modo a pôr cobro a este turbulento clima.
A mediação torna-se fundamental.
O quadro é, efectivamente, muito perturbador e mesmo dramático. Neste difícil cenário, o diálogo não existe. Há uma clara ruptura, sem pontes de aproximação, de um lado, temos entre as organizações sindicais e profissionais e, do outro lado, o Serviço Regional de Saúde e o Governo Regional. Há um fosso perigoso, que pode agravar, o actual panorama de desestabilização. Considerando que esta situação prejudica, gravemente, a qualidade da prestação dos serviços de saúde aos madeirenses e porto-santenses, reconhecendo-se que este quadro desolador atenta contra a imagem da Região e sabendo-se o seu efeito desprestigiante para uma parcela do Estado Português, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista na Assembleia Legislativa, face a esta perigosa instabilidade, defende a intervenção do Representante da República na Madeira. Pretende o PS que esta instituição sirva como mediadora desta insuperável conflitualidade, com o recurso à sua magistratura de influência, de modo a pôr cobro a este turbulento clima.
Espero que essa mediação aconteça, já que o Governo parece estar a assobiar para o lado.
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: