Adsense

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

A GROSSERIA E O ATAQUE VIL INVADEM A POLÍTICA


Quando a RTP-Madeira destaca o acessório, a grosseria, o ataque vil, obviamente que só tem dois caminhos: ou não divulga o acessório; se o divulga é do mais elementar princípio deontológico ouvir as partes. Não o fez, e pior do que isso, permitiu, sem reação contrária, que o presidente do Nacional fizesse uma declaração de intenção relativamente ao sentido de voto nas próximas eleições regionais. Lamentável.


A iligítima confusão entre
o desporto direito de todos,
e o futebol profissional...
 Há dias, o presidente do C. D. Nacional resolveu insurgir-se contra as posições do PS no que concerne ao seu posicionamento político, no âmbito dos apoios ao futebol profissional. Daí resultou um comunicado de resposta publicado no Diário de Notícias da Madeira (aqui) e que eu reproduzi neste blogue. Um comunicado político e sem qualquer ofensa pessoal. Não é por esses ínvios caminhos que me guio, tampouco o grupo parlamentar do qual faço parte.
A luta política e a divergência de opinião é salutar e importante quando balizada nos argumentos políticos. Quando resvalam para o campo pessoal, da mentira, da insinuação torpe e do envolvimento de outras pessoas, quando o tema sai da esfera da discussão do essencial para outros domínios, obviamente, que caracterizam e bem a personalidade(s) que assim se comporta(m). O descabelado ataque à minha pessoa que ouvi através do Telejornal de ontem, julgo que numa conferência de imprensa do presidente do C. D. Nacional, segue a linha do politicamente infâme, do livrinho da malidicência e da porcaria. Para esse "peditório" não dou. O acto, absolutamente nojento, as palavras ditas, azedas e descontextualizadas teve o pronto acompanhamento da RTP-Madeira. Confesso que não esperava que fossem tão longe e, quando digo isto, refiro-me à negação do princípio do contraditório, da audição das partes, do direito da pessoa ostensivamente visada ser ouvida na mesma peça. Mas, não, permitiram que aquele "senhor" destilasse todo o ódio, por um lado, sem fazer referência (leitura) ao texto do comunicado do PS, muito menos ouvindo a parte contrária. Se as palavras do presidente do Nacional apenas tivessem em conta as públicas posições do Partido Socialista em matéria de política desportiva, tudo seria pacífico. Quando a RTP-Madeira destaca o acessório, a grosseria, o ataque vil, obviamente que só dispunha de dois caminhos: ou não divulgava o acessório ou, divulgando-o, teria, no mais elementar princípio deontológico, ouvir as partes. Não o fez, e pior do que isso, permitiu, sem reação contrária, que o presidente do Nacional fizesse uma declaração de intenção relativamente ao sentido de voto nas próximas eleições regionais. Lamentável.
Esta manhã recebi um telefonema da RTP, perguntanto se eu queria responder ao presidente do Nacional. Pior emenda que o soneto. Fiquei com a sensação que queriam "sangue", a exploração do acessório e, por esse caminho, não entro. Chegaram tarde, catorze horas depois da borrada! Ontem, aceitaria o contraditório. Hoje, NÃO. O problema resolver-se-á junto do Conselho de Administração da RTP e junto da Entidade Reguladora da Comunicação Social.
Pior, ainda, o mais execrável das declarações e da sua edição foi terem trazido à colação um brilhante atleta que, em 1988 esteve nos Jogos Olímpicos de Seoul (Coreia do Sul). Aí, senti, confesso, um aperto na garganta, porque tocou numa pessoa que muito estimo, que teve um percurso brilhante como atleta de eleição (Jogos Olímpicos, Mundiais e Europeus) e que hoje é um fervoroso pai e chefe de uma família exemplar. Ofender, vinte e dois anos depois, quem nada tem a ver com o exercício da política constitui uma inqualificável maldade. É um absurdo. Ofendeu um madeirense que é "Medalha de Mérito Desportivo da Região" deixando no ar uma insinuação que a Justiça se encarregará de julgar. O presidente do Nacional deve-lhe públicas desculpas.
Duas notas finais: primeira, se ao longo da vida demonstrei e aperfeiçoei alguma capacidade de organização e de trabalho, devo-a às responsabilidades que assumi no tempo da Mocidade Portuguesa, organização à qual tínhamos inicialmente de pertencer, não no plano ideológico (que não senti) mas no plano das actividades. Não havia grande diferença com os Escuteiros. Fiz muito desporto e participei em muitas acções de solidariedade social que, aliás, ainda há dias, aqui escrevi e publiquei fotografias minhas desse tempo (fardado!); segundo, o meu diferendo com o Dr. Alberto João Jardim é político. Ele nada me deve nem eu nada lhe devo. Fartou-se de me insultar, isso sim, ao longo da vida, tal como outros do seu rebanho. Respondi quando tinha de responder e ponto final. E continuarei a fazer, sempre que se justificar.
Uma nota final: Muito obrigado a todos quantos me manifestaram a sua solidaridade perante este ataque que não tem nada de político.
Ilustração: Google Imagens.

16 comentários:

Anónimo disse...

Amigo e camarada Escórcio,a minha total solideriedade,pois as afirmações feitas pelo presid. do CDN,não só são profundamente injustas,como demonstrativas da falta de personalidade de quem as fez.
Um grande abraço
L.Nunes

Anónimo disse...

Caro professor, ainda não percebeu que a RTP Mamadeira não pode gravar os jogos do Nacional por isso há que agradar ao seu presidente.Veja quem editou a peça,um verdadeiro lambe-botas que não olha meios para atingir fins.Ainda não há muito andava na conspiração contra os actuais directores.E isto sem esquecer o que já fez a todos os anteriores directores de informação. roquelino ornelas, nelio gouveia,o filipe jardim E o luis miguel frança.por isso não se admire...

André Escórcio disse...

Obrigado, Amigo, pela sincera solidariedade.
Um grande abraço, Leonel.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário (Anónimo).
Sabe, certamente, como eu, que a vida quando não é subida a subida a pulso e com qualidade, sem espezinhar os outros, tarde ou cedo, a queda pode ser grande. Eu tenho pena dessas pessoas.
Um abraço pela solidariedade.

Anónimo disse...

Como nacionalista, gostaria de pedir desculpa pelas afirmações do Eng.Rui Alves.Concerteza a maioria dos nacionalistas não se reveem nesta conduta do Rui Alves.Espero que não confunda a instituição centenária C.D Nacional da Madeira com a malcreação do nosso presidente.Neste momento o nosso centenário está manchado por essas declarações.Este presidente apesar de conseguir os melhores resultados desportivos de sempre,mancha os ideais alvi-negros!

André Escórcio disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
Tenho o maior respeito e consideração pela centenária instituição que é o C. D. Nacional. Ligam-me laços de afectividade pelo Marítimo (meu pai fez-me sócio logo após o meu nascimento) mas isso, hoje, mais do que nunca, não tolda a minha capacidade de observação pelo trabalho altamente meritório do C. D. Nacional.
Acredite que não confundo as situações. E seja lá com esteja a dialogar, acredite que a sua mensagem, vinda de um nacionalista, foi muito importante para mim. Teve o condão de atenuar a minha tensão interior.
Muito obrigado.

Espaço do João disse...

Meu Caro André.
Tenho acesso à RTP/M. Mete-me nojo essa estação. Especialmente quando trás para os ecrans essas escrável gente, digna de ser classificada de " Porcos, Feios e Maus". Ainda não se compenetraram que tudo isto acabará e, não vai durar muito tempo? Que pouca vergonha vem a ser esta? Quando se porá cobro a este sujeira? Fiam-se no AJJ? Cada vez mais,sinto repugna por essa escumalha.
Deixo-lhe o meu abraço solidário, não cruze os braços, canalha dessa não merece crédito.Fora com eles.

António Trancoso disse...

Caro André Escórcio
Só nos ofende quem pode, o que não é,definitivamente,o caso.
Os actos definem e ficam com quem os pratica.
Além do mais,há injúrias que,quando provenientes de gente desqualificada e com imensos rabos-de-palha,produzem um efeito,justo e completamente,contrário.
Um abraço.

Anónimo disse...

Quando se tem telhados de vidro (e você, como todos, têm alguns) não nos metemos com escumalha.
A escumalha responde partindo tudo à volta.
A forma como a escumalha falou do seu atleta olimpico é de uma baixeza a todos os níveis.
Mas, que nasce escumalha, sempre escumalha.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário e amizade demonstrada. Um abraço.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário, Caro António Trancoso. Tem toda a razão.
Um abraço.

André Escórcio disse...

Caro, "Anónimo", obrigado pelo seu comentário. Ninguém é imune à crítica. A crítica é importante e eu aceito-a quando feita de modos correctos e que me deixa a pensar. A ofensa, obviamente, que não constitui uma crítica.
Tem razão, quem nasce daquela maneira mantém o registo.
Obrigado.

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Sabe o que me irrita?!
É os meus compadres serem uns cabeças duras,tão duras que mais parecem "penedos com dois olhos",que vão na conversa dos trafulhas que têm levado a sua avante nesta ponta do Atlântico!
Sem falsa modéstia,qualquer dia vou ao Registo Civil requerer a alteração do meu apelido para Garrano.
É que,não é lá muito lisonjeiro que o único burro seja eu(como dizia o Scolari da bola); há mais,muitos mais! Até um dia...

João Sousa disse...

Caro Amigo André Escórcio, manifesto toda a minha solidariedade para consigo, nesta inqualificável atitude do Presidente do C. D. Nacional, que, provavelmente, quis agradar a Jardim, numa altura em que a imagem dele junto do Governo Regional estava bastante desgastada, nomeadamente devido aos ataques ao IDRAM e à cedência do Estádio dos Barreiros ao C. S.
Marítimo.
Você foi um alvo perfeito para atingir os seus objectivos, uma vez que atacando um inimigo de Jardim mais facilmente conseguirá agradar ao chefe. Para além disso, Jardim deve ter ficado grato ao homem da choupana por este ter aberto a campanha eleitoral para as legislativas regionais do próximo ano.
Se considerarmos que também o Presidente do C. S. Marítimo já havia ensaiado este tipo de ataque à oposição, no Prolongamento, programa televisivo semanal sobre o desporto regional, então estamos falados quanto às estratégias maquievélicas usadas pelos principais líderes dos principais clubes regionais, que têm enormes passivos, para levarem mais uns milhares de euros do orçamento regional.
Há coisas verdadeiramente incríveis: que moral tem o eng. Rui Alves, polémico ex-vereador da CMF, para pôr em causa a honorabilidade dos outros? É preciso ter lata!
Força, amigo André, e não ligue a "pobres de espírito"!

João Sousa

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário ("Vilhão Burro")
Concordo, o problema é que há também muito "garrano" por aí, cavalgando de olhos vendados, face a muitos compadres distraídos.
Prefiro o "Vilhão" mas de olhos abertos.
Um abraço.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário (João Sousa).
É verdade: "Há coisas verdadeiramente incríveis: que moral tem o eng. Rui Alves, polémico ex-vereador da CMF, para pôr em causa a honorabilidade dos outros? É preciso ter lata!"
E por aqui fico. OBRIGADO.