Adsense

domingo, 21 de novembro de 2010

O DEDO NA FERIDA QUE SANGRA


O povo hipnotizado. Quando o dedo aponta à beleza do luar, o cretino, idiota, fica a mirar o dedo; o regime aponta à crise continental e o madeirense, superior, olha mesmo o continente, fingindo não ver a sua própria desgraça.

Acabo de ler a Opinião do Jornalista Luís Calisto, publicada na edição de ontem do DN-Madeira. Um texto fantástico que dá para pensar. Não é o sujeito A ou B, ligado ao partido X que escreve. É o Jornalista, o observador, a pessoa independente, aquele que leva uma vida inteira a conhecer os meandros desta preocupante história.
A importantância deste seu texto, compaginado com outros que, semanalmente, qual dedo, perfura as feridas que sangram, constitui uma lição para muita gente que anda por aí distraída, acomodada ou a pagar favores. Particularmente este texto tem o condão de trazer para aqui, para o centro do debate político, as questões internas, que só a cegueira ou oportunismo conduz à sua descontextualização, endossando para a República aquilo que tem uma responsabilidade local, como se não dispuséssemos de de órgãos de governo próprio. 
Aqui fica um excerto, "para memória futura":
"Para anestesiar as hostes locais, chefe ilhéu preocupa-se com a ruína - do Continente. A maioria parlamentar descortina situações alarmantes - na Lusitânia. Aves de rapina volitando na órbita real imprecam o governo - nacional. O jornal do regime, que é regional, despeja libelos arrasadores sobre o executivo - o de lá, socialista. Cavalgando o mote, a Igreja foca as desgraças infligidas ao povo - no país. Domingo, o pároco de Machico zurziu o Estado Social, que permite ao rico "explorar uma maioria cada vez mais pobre". Aberrações com melhor visibilidade à distância. A prédica desancou "governantes incompetentes" e "bispos sonolentos". Raspanete oportuno para a situação nacional, porém mais-que-perfeito seria se chicoteasse a Madeira, sem arrebiques. Como ouvir o pregador assestar bocas de fogo para lá, sobre uma "governação que cria ódios e opressão", e não evocar o aparelho que, aqui mesmo, deita sebo debaixo da corsa desconjuntada a caminho do abismo?"
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sabe que fazia esse senhor quando em Portual se tentava consolidar a democracia? Estamos falados...

André Escórcio disse...

Meu Caro,
Olhe à sua volta, analise a terrível situação que estamos a viver na Madeira e tome consciência do governo que não temos. Esta não é uma questão partidária, mas sim de cidadania activa.
E quanto ao Jornalista, sempre o conheci, desde há 46 anos, por aí, como uma pessoa de bem e uma maneira de ser e de estar que gostaria que muitos a tivessem na vida. Estamos falados.