Adsense

sábado, 20 de novembro de 2010

O ORÇAMENTO REGIONAL NAS COMISSÕES ESPECIALIZADAS


Depois, vem a 2ª Comissão, onde o Secretário do Plano e Finanças responde ao que quer e entende, e uma maioria absolutíssima determina "que o Plano e Orçamento está em condições de subir a plenário". Uma farsa, porque, de permeio nada é discutido com seriedade.

Era o que faltava
discutir as razões
do Plano e Orçamento!
Na Assembleia Legislativa da Madeira, o Plano e Orçamento da Região para 2011, anda de comissão especializada em comissão especializada e, pergunta-se, para quê? Um perfeito logro.
Os Deputados reúnem para fazer-de-conta que estão a estudar o Orçamento. Uma falácia. Meia dúzia de minutos depois de iniciada a reunião sai o veredicto: "está em condições de ser entregue à 2ª Comissão de Economia, Finanças e Turismo"
Chegar a uma Comissão e questionar o Plano e Orçamento, querer discuti-lo, saber porque razão é assim e não de outra maneira, questionar as opções que estão por detrás dos números, esse é trabalho em vão, por um lado, porque os deputados desconhecem os pressupostos em que assentam as opções, por outro, o Secretário Regional de cada sector da governação, não se apresenta na Comissão para discutir a razão de ser das suas opções. Na Assembleia da República e na Região Autónoma dos Açores a música é outra. Os ministros vão à Assembleia, os secretários regionais sentam-se frente aos deputados para esclarecer. Aqui, não, o papel das ditas Comissões Especializadas, é higiénico! Passa por ali por uma questão de cumprimento de uma formalidade.
Depois, vem a 2ª Comissão, onde o Secretário do Plano e Finanças responde ao que quer e entende, e uma maioria absolutíssima determina "que o Plano e Orçamento está em condições de subir a plenário". Uma farsa, porque, de permeio nada é discutido com seriedade. A maioria curva-se ao governo e à oposição pouco lhe resta do que "meter o pauzinho na engrenagem", votando contra. Assim, não vamos longe, nem no plano democrático nem no plano de um Orçamento que sirva os interesses da Madeira. Se estamos à beira de um abismo, a sensação que tenho é que querem dar um passo em frente.
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Anónimo disse...

O nosso partido está cada vez pior. Então no dia em que o Secretário das Finanças entrega o Orçamento na Assembleia Regional V. Ex.as põem um vereador de Santa Cruz a falar do orçamento daquele concelho nos órgãos de comunicação socia? E só depois emitem um comunicado a tarde e a más horas? Como é que um partido como o CDS, com 2 deputados, é o primeiro a reagir? Outro assunto, já viu o Diário de Notícias de hoje? "Obama elogia Portugal austero" é um título que mais nenhum jornal traz; nem os jornais nacionais! Penso que como crítico da comunicação social devia também opiniar sobre esta questão. Já cheira a interferência política e o público já nota. Já não estamos no tempo de que "com papas e bolos se enganam os tolos". João Carlos

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Penso que não. Penso que existe alguma injustiça da sua parte. O PS, do meu ponto de vista, está consistente e a atravessar uma fase de credibilidade.Basta ter em consideração o número e qualidade das propostas apresentadas.
É evidente que nem tudo sai como os seus dirigentes desejariam.
A reacção foi feita, atempadamente, só que através de comunicado. O problema, neste caso, é que não existe uma cultura de CS na Madeira que leve, perante uma apresentação do Orçamento, a CS venha ouvir a Oposição. Ao nível nacional isso não acontece, como sabe.
Finalmente, eu não sou crítico da CS, apenas observo o comportamente do "serviço público", particularmente da televisão, porque conheço o processo e porque acho que há uma clara marosca.