Adsense

sábado, 27 de novembro de 2010

ROUBO À MADEIRA POR MÁ NEGOCIAÇÃO


"Os socialistas roubaram-nos na zona franca?". Mas qual zona? Então não foi o presidente do governo que foi para Bruxelas apresentar a Madeira como Região rica e que, por isso mesmo, fez com que a Madeira tivesse perdido 500 milhões de Euros? Com que então foram os socialistas! Essa é boa. 


O Euromilhões deixou, na Madeira, 44 milhões de Euros. Uma sociedade constituída por 20 apostadores cada um arrecadou 2,6 milhões de Euros. Até aí tudo bem. Parabéns aos felizardos e, segundo se sabe, tratando-se de pessoas das zonas altas e com dificuldades, como diz o Povo, que "Deus lhes acrescente".
O problema agora é tentar compreender porque raio a RTP-Madeira meteu o microfone à frente da boca do presidente do governo. Ridículo. Serviu, apenas, para o presidente do governo fazer dois em um, isto é, colar-se à Igreja e bater nos socialistas: "Vejo nisto a mão de Deus. Os socialistas roubaram-nos na Zona Franca e Deus repôs parte daquilo que eles nos roubaram". E isto foi para o ar. Estou mesmo a ver a disponibilidade do Primeiro-Ministro para comentar o Euromilhões que, eventualmente, venha a contemplar um grupo de Freixo de Espada à Cinta! Ridículo, porque se alguém tinha de ser ouvido, esses seriam os contemplados. Justificava-se, por isso, a reportagem nas zonas de onde são oriundos os apostadores, mesmo considerando a dificuldade em chegar às pessoas. O presidente do governo, por favor, esse não, tirem-me desse filme. 
Depois, "os socialistas roubaram-nos na zona franca?". Mas qual zona? Então não foi o presidente do governo que foi para Bruxelas apresentar a Madeira como Região rica (consequência de um PIB irreal) e que, por isso mesmo, fez com que a Madeira tivesse perdido o estatuto que a colocava em Região Objectivo 1, passando para Objectivo 2 e, por isso mesmo, perdeu 500 milhões de Euros?
Na RTP-M ninguém conhece a história? Ninguém tem presente que há mais de um ano os socialistas, na Assembleia Legislativa da Madeira, não há discurso que não coloquem em destaque esse gravíssimo prejuízo para a Madeira, da responsabilidade única e exclusiva do presidente do governo regional? Onde está o rigor e o bom senso de não se deixar ir nessa cantilena de baralhar as pessoas e de massacrar, neste caso, o PS-M? Um jornalista é muito mais do que um "transportador de microfone", tampouco a televisão da Madeira emite apenas para o circuito fechado da Rua dos Netos!
Nisto, não vejo a mão de Deus... vejo uma clara distracção do Altíssimo.   
Ilustração: Google Imagens.

12 comentários:

Anónimo disse...

Deus não é, nunca foi, nem nunca será socialista nem de partido algum. Se nós não fizermos por nós próprios ninguém o fará, Caro André. Quanto à RTP acho que já é tempo de ter bom senso. Esse algumento está a virar contra o nosso partido e não pega. O Serviço Público de Televisão é um serviço assegurado pelo Estado porque os privados não conseguem fazê-lo. Serviço público não é censurar declarações só para não ferir sensibilidades. As figuras públicas têm esse direito e o PS tem figuras públicas também. Tudo o que digam pode ser transmitido, aliás devia ser transmitido desde que tenha interesse. A Declaração onde Jardim critica o PS vem na sequência da pergunta sobre o prémio. Ouvi nas rádios e vejo nos jornais, porque raio vai a televisão censurar? Os órgãos de comunicação social tinham de ir ouvir o PS quando já esta semana o Secretário de Estado disse na Assembleia da República que houve um entendimento entre governos sobre essa matéria? Cabe ao PS reagir e não ficar à espera que lhe venham perguntar? Já pensou se os jornalistas fossem pedir reacções a todas as criticas que os partidos fazem! Não haveria páginas para tanta política e os espaços informativos da rádio e da televisão não passava de um conjunto de tempos de antena. Caro André, já por diversas vezes como socialista comentei neste blogue, mas permita-me que lhe diga mais uma vez: não vão conseguir levar a água ao moínho com esta estratégia de comunicar nos blogues. Venham cá para fora e mostrem a garra que tentam transmitir nos blogues. Ninguém vos censura! A guerra faz-se com informação e contra-informação e nisto o líder do PSD-M é especialista. Artigos de opinião nos jornais e nos blogues muito pouca gente lê. Se o PS não muda de rumo acabamos no partido do Táxi. Se tem acesso aos estudos do partido saberá de que estou a falar. Ouvi dizer que não usaram um tempo de antena na RTP, é verdade? Abraço. João Carlos

Calaça disse...

A opção foi a correcta. A Zona Franca trás à Madeira muito mais do que os 500 milhões (divididos por sete anos) de Fundos Comunitários que diz terem sido perdidos.
Mas, agora, o PS tirou as condições de atracção desses capitais para a Zona Franca da RAM, deixando cair o processo.
Esta é a verdade.
Mas mais: as empresas que trazem (traziam) esse dinheiro para a Madeira vão encontrar em qualquer outro off shore, condições iguais.
Pelo que Portugal nada vai ganhar, mas a Madeira vai perder. Graças ao PS...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Vou começar pela parte final do seu comentário.
1. Penso não ser verdade, essa do tempo de antena. Eu vi o tempo de antena e está disponível no site do PS.
2. O meu Caro, certamente, não é uma pessoa distraída e tem seguido as posições do PS em todos os sectores e domínios. Veja, por exemplo, o que o PS tem assumido em termos de Plano e Orçamento, assunto que está na "ordem do dia". Outra coisa é não se querer ouvir ou perceber. Evidentemente que não é o seu caso, mas o de muita gente.
3. Os blogues e os artigos ajudam a fazer o contraponto do pensamento do "Único Importante". Evidentemente, quando esse pensamento é sério e politicamente honesto. É isso que tento fazer. Mais vale juntar meios de comunicação a outros do que quedar-se pelos existentes. Parece-me óbvio.
4. Quanto à RTP-M eu sei o que tenho vindo a dizer. Bom senso tenho eu em não publicar o que me chega através de mensagens e de cartas. Exactamente ao contrário do que deixou transparecer (peço desculpa se não foi a melhor interpretação) eu desejo um "serviço público" distante de qualquer apetite político-partidário. E neste momento ele existe. E a prova é aquele declaração do Presidente do Governo que, a propósito do Euromilhões, aproveitou para mentir à população e desferir um ataque ao PS. O meu texto, penso eu, foi claro sobre essa matéria. Não diria o mesmo se outra fosse a declaração não política. De resto, a televisão pública tem uma missão e uma vocação, e porque é pública não pode andar ao serviço seja lá de quem for. E anda, claramente. Basta seguir os comentários que aqui deixam e que tenho publicado.
A televisão, repito, tem de ser gerida de dentro para fora e distante dos apetites que surgem quer da Quinta Vigia quer da Rua da Alfândega!
Penso ter esclarecido e obrigado por ter deixado o seu posicionamento.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário (Calaça).
Não vale a pena deturpar o que eu escrevi. O que salientei é que a passagem do Objectivo 1 para Objectivo 2, por um PIB empolado relativamente à realidade da Região, levou-nos a perder 500milhões de Euros. Aliás, há uma proposta do PS, chumbada pelo PSD, que visava estudar e alterar o quadro de avaliação do "verdadeiro" PIB regional.
Outra coisa é a tentativa de gerar novos benefícios fiscais (em tempo de constrangimentos) SEM CRIAÇÃO DE EMPREGO. Isto está na proposta do Governo ou da SDM. Isto é um absurdo quando a zona franca já "beneficia" de reduções equivalentes ao Orçamento Regional de um ano.
Aqui, sim, é preciso ter bom senso e contar a história toda.
Uma vez mais, obrigado.

Calaça disse...

Pois. O que vai escrevendo, infelizmente são sempre meias verdades.
A Zona Franca poderá ter motivado a passagem do objectivo 1 para o 2 e retirou acesso a 500 milhões europeus (divididos por sete anos).
Mas, as receitas da própria Zona Franca superavam esses valores. Pelo que a decisão foi a correcta.
Até o PS cortar as pernas à Zona Franca a reboque do Bloco de Esquerda...
Essa da Madeira "benificiar" de reduções fiscais na Zona Franca é falsa e demagógica.
É que se esquece de dizer que, não benificiando aqui (na Madeira) as empresas vão benificiar fora do País.
Para as finanças regionais é perda total. Para as nacionais é igual a zero.
Porque os benefícios que refere aplicam-se a actividades que pura e simplesmente desaparecem para outro qualquer off-shore.
Daí que, sim. É verdade que a decisão do GR foi boa pois percindindo de 500 garantiu mais do que isso por outra via.
E que esta outra via foi retirada pelo PS ao se negar a renegociar a continuidade das condições fiscais na Zona Franca.

Anónimo disse...

Volto a repetir. A guerra faz-se com informação e sobretudo com campanhas de contra-informação. Se há quem esteja a mentir a direcção do PS tem de vir a público desmentir essas afirmações. Não esperem pela comunicação social. Definam prioridades. Esqueçam os vereadores que pouco peso têm no eleitorado. Apostem no Funchal e nos municípios com mais eleitores. Ah! Já confirmei. Houve mesmo um tempo de antena do PS que foi cancelado, não vale a pena esconder. Esforcem-se pela lealdade ao eleitorado, o futuro compensará o nosso partido. João Carlos

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu novo comentário.
Não aceito essa de eu assentar a minha intervenção em meias-verdades. No governo há quem assim se posicione, mas eu não. Nunca caminhei por esses becos. Digo o que penso e, quanto muito, se falho, é por uma questão de não dominar totalmente os problemas. Mas, ainda assim, só gosto de falar e de escrever sobre o que domino. Sempre temi colocar o pé em ramo verde. De demagogo não tenho nada, mas conheço muito boa gente, por dever partidário, que assim se comporta.
Só estranho, neste nosso diálogo, uma coisa: se assim é, porque razão o PSD rejeita audições parlamentares com o Secretário das Finanças, rejeita um inquérito ao endividamento da Região e quando solicitados documentos (30) para a respectiva análise, não os entrega? Esquisito, meu Caro, não é. É assim. No lugar certo, na Assembleia, o PSD foge ao debate, à análise, foge à prestação de contas, enfim, como podemos nós, o Senhor e eu, conhecermos toda a verdade?
Complicado? Nem por isso. É a cultura vigente.

Calaça disse...

O que tem sido dificil de entender pela esquerda anti-Zona Franca é que nas condições actuais, ficam na RAM 2 ou 3% de muito dinheiro.
Nas condições futuras, impostas pelo PS, ficará (digamos) 15% de nada pois todo o "negócio" fiscal esvai-se para as Ilhas Caimão ou outro ilhéu qualquer...
O que se chamava "benefício" era a diferença dos 15% para os 3%.
Só que o benefício dado é virtual... pois se a cobrança fiscal for de 3%, haverá muito dinheiro. Se for 15% haverá nada.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Permita-me, essa conversa ou desabafo, certamente que não é connosco. Nunca ninguém ouviu uma palavra contra a zona franca. Outra coisa é a análise ao seu funcionamento. São dois aspectos diferentes.
Não falou de um aspecto, que insisto: postos de trabalho, sim ou não? Só benefícios para uns e prejuizo para os demais?

Calaça disse...

Os postos de trabalho para esta função da zona franca são de colarinho branco. Existem e são importantes (algumas centenas).
Não são empregos fabris...
Que prejuizo?
Actualmente são só benefícios (esses empregos e as receitas fiscais: os tais 3% - digamos - de muito dinheiro que passa por ali).
Depois serão os tais 15% - digamos - como defende a esquerda, de nada pois o dinheiro deixará de passar por cá. E como passará a não haver negócio, desaparecerão as tais centenas de empregos que lá estão.
Como se pode defender isto?
Quanto ao BE, entendo. Quanto ao PS, é tiro nos pés...

Anónimo disse...

Caro Deputado. Deixe de vomitar o seu veneno na RTP Madeira.
Nesta questão toda a comuncação social fez referência ao comentário de João Jardim. Diário, DN-Lisboa, SIC, etc, etc. Será que todos estão de braço dado com o Presidente? Não é atacando a RTP que vai ganhar as eleições. Como dizia acima um camarada seu, façam trabalho de casa, porque blogues é para entreter.Pelo menos ponham o vereador da Ponta de Sol a reagir!

André Escórcio disse...

Não lhe agradeço o comentário. Não gosto das palavras vómito e veneno. Não fazem parte da minha forma de estar na vida.
Depois, se quiser analisar estes processos, tenho toda a disponibilidade, inclusive, para deslocar-me à Ponta do Sol. Mas primeiro, faça como eu, de cara levantada e com foto, assuma o que diz.
Mas sempre lhe vou dizendo que não se trata de qualquer ataque à RTP. Trata-se, no quadro do "serviço público" e das indemnizações compensatórias, ser isento, plural e distante dos apetites políticos sejam lá de quem for. Que a SIC ou a TVI editem, são privados, portanto, não me incomodam. O "serviço público", esse é pago por todos e, daí, ter a responsabilidade da qualidade e da isenção.
Trabalho de casa? Oh meu caro, sabe lá o que trabalhar, todos os dias, para ser deitado no lixo!