Adsense

domingo, 26 de dezembro de 2010

AS SITUAÇÕES NUNCA SURGEM POR MERO ACASO


"Para além de energúmenos desprezíveis, que nunca deixaram de ser (disfarçados sob a capa envernizada de uma "democracia" feita à pressa), dão contínuas provas da mais repulsiva e miserável ingratidão".

Tenho andado estes dias, entre a alegria da família, toda junta, com outras situações que me preocupam. Até porque, depois de uma certa e saudável "loucura" que os dias que antecedem o Dia de Natal provocam, aos poucos, infelizmente, regressamos aquilo que é considerado normal, o trabalho e a luta diária pelas inabaláveis convicções. Se fosse apenas isso, óptimo! O problema é tudo o resto, quem pela actividade política anda, ter de aguentar os safados, os pequenos e grandes poderes, todos eles convencidos que são únicos, intocáveis e tocados pelo dom da infalibilidade. É preciso ter uma couraça quase impenetrável, e digo quase porque, muitas vezes, sente-se a ofensa chegar a dentro, sente-se o desalento em consequência da mentira intencionalmente criada para ferir ou, o trabalho feito com empenho para ser deitado ao lixo. Esta é desprezível, a outra, absolutamente reprovável!
Não esqueço e tenho isso sempre presente, a agressão feita ao meu Amigo Deputado Carlos Pereira. Esse sinal de intolerância criada, portanto, que não surge por acaso, esse sinal gerado por indivíduos sem escrúpulos que utilizam as instituições para gerar ódios, à volta de uma partida ou de um campeonato de futebol, pois parece ser este o caso, desenvolvendo irracionais paixões para sua própria defesa, esse governo, também irracional, que, a montante, apoiou, durante anos, esta inculta histeria de alguns, promotora de ignorantes altifalantes, estão todos no mesmo saco.
A agressão não pode nem deve passar em claro. No plano individual e no plano partidário. Ontem foi com o Deputado Carlos Pereira, amanhã, pode ser com qualquer outra pessoa marcada por posições diferentes daqueles que convêm ao poder instituído. Num outro dia qualquer, apeados do poder, podem socorrer-se da memória dos idos anos 75, das bombas e das perseguições. Penso, por isso, que todos os Democratas, enfim, todas as pessoas de bem, têm o dever dense indignarem, antes que tarde se faça. Entre várias mensagens que recebi, deixo aqui esta à reflexão dos visitantes deste espaço.
"Caro André Escórcio
Por si e por seu intermédio ao Dr. Carlos Pereira, quero aqui exprimir toda a minha solidariedade e repúdio pelo acto da mais reles covardia, emanado, e comandado, de quem da Democracia não possui um simples resquício. Esquecem-se, esses seres abjectos, que foram os Princípios Democráticos que em Abril de 74, tão generosamente trataram os criminosos do Povo Português.
Para além de energúmenos desprezíveis, que nunca deixaram de ser (disfarçados sob a capa envernizada de uma "democracia" feita à pressa), dão contínuas provas da mais repulsiva e miserável ingratidão. Poderão continuar a enganar muita gente, mas, é bom que saibam que também há quem jamais deixará de os considerar a pior da escumalha (embora engravatada) que as sociedades, culturalmente recuadas,permitem medrar.
Um abraço solidário com os votos de saúde para as vossas famílias nesta quadra a elas dedicado. António Trancoso.
Obrigado, Caríssimo, a luta segue dentro de momentos, mas com dignidade e respeito pelos outros. Oxalá, assim entendam.
Ilustração: Google Imagens.

8 comentários:

Festeiro disse...

Se calhar o homem pisou o outro no meio da confusão. Chapadas desses devem ter acontecido centenas naquela noite. Já o Mário Soares encenou coisas dessas na Marinha Grande.

Espaço do João disse...

E...Será que o caso vai ficar impune? Não haverá testemunhas? Não será caso para recorrer aos tribunais? Bem sei que os tribunais estão atafulhados com os processos movidos pelo Rei Nú das Ilhas, mas mesmo assim não me deixaria ficar. Será que a justiça só tem um olho?
Pobre povo! A quem estás entregue. Se não acordares terás de ser espesinhado, amordaçado e, quem sabe escorraçado da tua própria terra?
Escumalha reles , quais ovelhas ronhosas que estragarão todo o ordeiro e honesto rebanho de Madeirenses espalhados e respeitados no mundo.
O meu abraço solidário ao amigo Carlos Pereira.

André Escórcio disse...

Sr. Festeiro:
Seria de bom senso que não brincasse com coisas que são muito sérias. Para já não se trata de uma encenação e, depois, desculpar-me-á, mas essa sua posição é igual à do energúmeno que resolveu atacar. Não lhe fica bem defender que as pessoas possam andar à bofetada nos outros. Lembre-se da sabedoria popular: "quem mal quer ao seu vizinho, o seu vem a caminho".

Festeiro disse...

Apenas refiro que não se pode (ainda) concluir que há uma motivação política na situação. Que muitos conflitos se geram naquela situação em concreto (muita gente, empurrões e calos pisados e muito alcool).
No caso de Mário Soares sabe-se bem que a intenção foi mesmo provocar. E que isso fez virar o sentido das eleições em questão.

André Escórcio disse...

Oh meu caro "Festeiro" eu não sei se houve ou não motivações políticas. A verdade é que um energúmeno, controla e, pela calada, desce a um WC, esbofeteia e foge. Quais as razões? Obviamente, que não se faz isto por mero acaso! Há uma intenção. As motivações, essas serão provadas no local certo. No fundo, quem esteve por detrás desta situação.

Pica-Miolos II disse...

Sr. Festeiro
Tenho algumas dúvidas que o "Bochechinhas" se tenha posto a jeito de levar umas lambadas de algum Kamarada Vidreiro...
Em política,como dizia o manhoso Botas (e ele sabia da poda...)"o que parece,é", mas, às vezes...não é!
Já agora, a talho-de-foice,sem margem para hesitação,e concordando com a sua perspectiva,"sabe-se bem que a intenção,de Jesus Cristo, foi mesmo a de, pacificamente, provocar."
E isso,infelizmente,2010 anos depois,ainda faz virar o correcto sentido de muitas eleições...

Festeiro disse...

Pois. A diferença, mesmo, está na dimensão do "sacrifício". Chapada, paulada, morte...

Pica-Miolos II disse...

Sr. Festeiro
"Lavar a cabeça a burros(que me perdoe um Vilhão que anda por aí)é perder tempo,água e sabão!"
A diferença,mesmo,não está na dimensão dos factos mas,sim, na INTENÇÃO que está na sua origem.
O,suposto,"Filho de Deus", nasceu,para,deliberada e premeditadamente, provocar a sua própria morte(lamentável exemplo de quem deveria glorificar e dignificar a Vida,e não o suicídio por interposto Pilatos);
Um Político,digno desse nome,pugna pela conquista da Felicidade, Concreta e Terrena, de todos os seus concidadãos!
É,aqui,que a "porca torce o rabo"!
Há uns "religiosos" que não aceitam a partilha da dita felicidade terrena; essa é sua propriedade exclusiva,e ai de quem o conteste...
Em matéria de coerência,só uma perguntinha:
Porque não se auto-crucificam, em vez de agredirem os "seus irmãos"?!