Adsense

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

A CANDIDATURA SURPRESA


E perante este anúncio, feito de peito aberto a mais de dez meses das eleições, é altura de dar esse peito às "balas", como soe dizer-se, comparecendo na Assembleia para debater este Plano e Orçamento para 2011. Só que, uma vez mais, não terá coragem. O Regimento aprovado não permite, nem ele quer, nem ele tem condições políticas para o fazer. Sabe que seria politicamente cilindrado em todos os sectores da governação.

 
 Como se ninguém esperasse, como se fosse uma surpresa, como se apanhasse toda a gente desprevenida, como se alguém acreditasse que desta ele ia embora. Obviamente que a paixão pelo poder sendo tão forte, estando refém de muita coisa que a História narrará, sabendo ele que é o equilíbrio, a válvula da panela de pressão onde se encontra, obviamente, repito, que outra decisão não seria de aguardar. E, então, coitado, armando-se em vítima, perante os "sócios", disparou: "É uma decisão para responder também ao momento dos ataques mais vis e ignóbeis em que uma garotada, uma canalha está a atacar como nunca nestes 30 anos o nosso PSD (...) tenho contra mim "uma união da maçonaria, da "Madeira velha", dos socialistas e dos comunistas (...) uma coligação apoiada por "interesses económicos na Região e no Continente" e que recorre ao "vale tudo" para o atacar, incluindo "a mentira, a insinuação reles, o assassinato político pessoal, o ataque às empresas, o ataque à Igreja, o ataque a cada um dos nossos companheiros mais destacados, a corrupção, a chantagem para vender os produtos de certas empresas (...) por isso, o objectivo é "rebentar com esta união de interesses (...) temos que esmagá-los".
Interessante esta sequência. Ele que, em alguns momentos, ataca, em outros manda atacar, ele cujas páginas da comunicação social estão cheias de ofensas "vis e ignóbeis" aos seus adversários, lá isso é verdade, vem agora vitimizar-se, lá está, face à "garotada" "reles". Sente-se vítima e, no mesmo momento que o diz, já os espezinha dizendo que vai "esmagá-los". Por mim, considero que fez bem em se recandidatar. Por dois motivos: primeiro, se comeu a carne terá de roer o osso durante algum tempo; segundo, porque gostaria de vê-lo perder as eleições. No mínimo, em função do actual contexto político, perder a maioria absoluta. E isso é possível. Mas esta recandidatura envolve um lado caricato e paradoxal. E esse lado é o de falar em limpeza partidária de figuras que ocupam cargos há muitos anos (não sabia que por ali também havia "formiga branca") e para operacionalizar uma reforma geracional. Logo ele com 67 anos! Mas, enfim, isso é lá com ele e com o seu partido, não tenho, por isso, rigorosamente nada a ver com aquilo. E perante este anúncio, feito de peito aberto a mais de dez meses das eleições, é altura de dar esse peito às "balas", como soe dizer-se, comparecendo na Assembleia para debater este Plano e Orçamento para 2011. Só que, uma vez mais, não terá coragem. O Regimento aprovado não permite, nem ele quer, nem ele tem condições políticas para o fazer. Sabe que seria politicamente cilindrado em todos os sectores da governação. Falará a solo, como é hábito, sem expor-se às perguntas dos Deputados. Porque tem medo de enfrentar essa pseudo (só na sua mente) "união da maçonaria, da 'Madeira velha', dos socialistas e dos comunistas".  Enfrente-os no sítio próprio, não através do Jornal da Madeira, das inaugurações comicieiras e do abusivo controlo da sociedade. Faça como os do "Pingo Doce"... venha cá"
NOTA:
A campanha já começou. Lá para os lados da Calheta, em plena época de austeridade, ao invés de levar umas compras a casa dos idosos, ao contrário de aconselharem o governo regional a pagar um complemento de pensão, mesmo que fosse pouco, não, juntaram 1300 idosos para jantar e ouvir o Senhor Vice-Presidente do Governo. Cá nada, propaganda (?), só os mal intencionados é que podem dizer isso!!!
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

Espaço do João disse...

Óh meu caro Amigo André.
Então ficou surpreendido com a recandidatura? Os espantalhos, para não ofender os palhaços, estão sempre no circo.
Morrem fazendo os outros rirem.
Ria também, pois rir é o melhor remédio.
Desejoi-lhe um bom Natal, extensivo a toda a sua família.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Um Bom Natal para si e toda a sua família.