Adsense

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

FALTA UM PAULO FREIRE NO SISTEMA EDUCATIVO REGIONAL


Uma Educação heterónoma e indecisa inviabiliza uma Educação para a democracia e para a participação de sujeitos críticos e autónomos!


Assisti, ontem, durante três horas, ao I Simposium sobre PAULO FREIRE - Vida e Obra. Foi orador convidado o Doutor Licínio Lima, Catedrático, investigador na Universidade do Minho. Tratou-se de uma tarde memorável, pelos conceitos desenvolvidos em torno de uma Escola com E maiúsculo. Terminada a sessão, ocorreu-me que falta um Paulo Freire no Sistema Educativo Regional. Alguém que não castre os professores no "seu poder de criar e de recriar, no seu poder de transformar o Mundo". Alguém que rompa com o "medo da liberdade".
Aqui fica um excerto da sua última entrevista, poucos dias antes da sua morte, em 1997.





3 comentários:

André Escórcio disse...

Um "Anónimo" resolveu brincar com o título que dei a este meu post. Não o publico porque é brincar com coisas muito sérias. O sistema precisa de perceber e compreender a mensagem de um dos maiores vultos da pedagogia (e não só) e nele inspirar-se para tornar esta Escola, a sua vocação e missão não no quadro de "estudar como acto de consumir ideias, mas de criá-las e de recriá-las", como disse Freire.
Sendo assim, a sua mensagem foi infeliz e, por respeito à EDUCAÇÃO e também a quem a escreveu, não a publico. Não gosto, repito, de brincar com coisas muito sérias.

Anónimo disse...

Olá Amigo...

O nosso aperto de mão "demorado e silencioso" adivinhou-nos no olhar o "SER MAIS" de Paulo Freire! Concordo consigo de que é urgente a Imagem do Andarilho da Liberdade na nossa terra... Marchas e marchas de reprovados, de renegados, de mal-amados! Enquanto assistia igualmente ao I Simposium de Paulo Freire, contemplava a figura de um Homem de cabelo branco, a um canto da sala, passando-se por anónimo e sentia que tínhamos ali tão aperto um Homem que quer SER MAIS na Educação! Um Homem que percorre marchas de autonomia, de Liberdade e de Esperança... É esse homem que quando ouve falar de Educação com E maiúsculo, parece-lhe que as palavras sabem-lhe a Mel a escorrer pela garganta... Obrigada Amigo por ainda continuar a acreditar na Utopia, no "ainda não" que pode ser a qualquer momento! Tenho a sensação que Paulo Freire está já no aeroporto da Madeira... Está quase a entrar! Faltam acertar alguns detalhes! Sejamos nós, os QUE FICARAM, a abrir-lhe as PORTAS da nossa ALMA!

Com Amizade:
KF

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário. Uma vez mais teve o condão de me emocionar e de me deixar os olhos com lágrimas. Sou assim e ponto final. A sua sensibilidade para as questões da Educação e da sociedade provocam-me um turbilhão de sensações que se consubstanciam em uma única frase: porque não mudar, paulatina mas seguramente, aquilo que é tão evidente?
Desejaria tanto que ouvissem os Homens e Mulheres de ciência e de cultura, que neles mergulhassem, despidos de preconceitos, e bebessem esse conhecimento tão imprescindível ao nosso bem-estar e felicidade. Continuarei a beber dessas inesgotáveis fontes do saber, continuarei a ser porta-voz, mas limitado pelas circunstâncias (Ortega Y Gasset) que impedem o debate frutuoso.
Sei que "Paulo Freire está já no aeroporto" mas levará algum tempo para que o deixem entrar nos corações de quem tem a missão de o levar a toda a parte.
Um abraço, muito obrigado... e continue esta grande "sementeira" do conhecimento que não se destina à "matéria prima" (produto industrial) de que falava o Professor Licínio Lima.