Adsense

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

MAAMME - NOSSA TERRA!


Povo educado elege dirigentes honestos e competentes. E estes escolherão os melhores assessores. Com um povo inculto acontece exactamente o inverso. Um povo educado não tolera a corrupção. Um povo educado sabe muito bem distinguir um discurso sério de uma verborreia demagógica (...).

Uma imagem de Porvoo

Recebi do meu Amigo Dr. Mário Trindade um correio muito interessante e que dá para pensar. Com belíssimas imagens da Finlândia, possibilitou-me reavivar a memória da minha passagem por aquelas paragens, onde tive a possibilidade de visitá-la, demoradamente. É, de facto, um país fabuloso. Porque o seu Povo foi preparado para o construir.  Começa pelo Hino Nacional ("Maamme, que significa Nossa Terra) em tradução livre: "(...) Um dia tua flor vai amadurecer, para então desabrochar; E tua esperança e teu gáudio, teu amor levará às distâncias; E um dia, terra-mãe, tua canção será ainda mais enaltecida". Por aqui, enfim, sem desprimor, fala-se em "contra os canhões marchar, marchar!". O Finlandês assume que o seu País é pobre, porque não tem ouro e que o principal recurso é o seu POVO.
Nesse e.mail do meu Amigo, retirei uma série de frases muito interessantes e que os governantes desta Região AUTÓNOMA deveriam interiorizar. Por exemplo, o que a Presidente Tarja Halonen adianta:
  • O nosso êxito assenta no investimento na EDUCAÇÃO. Investimento 6% do PIB, sem contar com a investigação.
  • Rigor e transparência no governo, assente na honestidade partidária.
  • É muito importante ter coragem para alocar os recursos na Educação Básica.
  • Porque Povo educado elegerá dirigentes honestos e competentes. Estes escolherão os melhores assessores. Com um povo inculto acontece exactamente o inverso.
  • Um povo educado não tolera a corrupção.
  • Um povo educado sabe muito bem distinguir um discurso sério de uma verborreia demagógica.
  • Um povo ignorante desperdiça os seus recursos e empobrece.
  • Um povo ignorante vive a iludir-se e deixa-se iludir.
  • Um povo educado prospera mesmo em condições adversas.
Percorri a Finlândia, visitei Helsínquia, Espoo, Porvoo, Lahti, Tampere, Jyvaskyla, Vammala, Pori, Vaasa, Rauma, Uusikaupunki, Naantali, Turku, Salo, Pargas e uma parte do extenso arquipélago, saltando de ilha em ilha. Visitei os seus grandes museus, catedrais, a fortaleza de Suomenlinna, a universidade e duas escolas. Falei com as pessoas e, portanto, aquilo que o meu Amigo refere no seu e.mail não me é estranho, tampouco constitui um sonho. É a realidade de um País disciplinado, democrático, culto, sereno e rico, porque investiu no seu POVO. O seu sistema educativo não tem nada a ver com o nosso. A autonomia dos estabelecimentos de educação e ensino não está, apenas, no decreto, mas é vivida, sentida e reivindicada. Aprender a aprender para a vida constitui o objectivo central, enquanto, por aqui, aprende-se para esquecer!
Obrigado, Colega, Mário Trindade, por me ter possibilitado revisitar um País do qual guardo muitas e boas recordações. O problema é que nesta Região, onde seria fácil a concretização daqueles nove pontos, nada é feito convencidos os governantes da grandeza do seu feito!

6 comentários:

Anónimo disse...

Professor
Há cerca de 6 anos,assisti,numa das Escolas desta Região, a uma sessão de homenagem a três docentes que se haviam aposentado.
Um deles, aquando do uso da palavra para os formais agradecimentos, dirigiu-se aos muitos alunos presentes, incentivando-os ao trabalho profícuo, garantindo-lhes que o Saber seria uma riqueza sua,constituindo a mais poderosa defesa para que ninguém "lhes metesse a mão no bolso",isto é,que ninguém tivesse a veleidade de, arbitrária e desonestamente, decidir dos seus próprios destinos.
Gostei e não esqueci.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
O problema é que eu e muitos andamos a falar destas questões e sabe o que disse o Secretário da Educação, no último debate do Planoo e Orçamento? Que estou só e que nenhum professor me acompanha no que defendo. Infelizmente é assim!

Anónimo disse...

Senhor Professor
"Infelizmente é assim" que um Secretário da Educação se pronuncia.
Tranquilize-se,pois há muitos e muitos Professores...que não concordam com o Secretário.

André Escórcio disse...

Muito obrigado pelo seu comentário.
Gostaria de ver o nosso sistema educativo a produzir qualidade. Mas isso só com a dignificação dos professores, o respeito que devem merecer de toda a sociedade, a começar pelas entidades que governam.
Obrigado.

Anónimo disse...

Sr. Deputado A.Escórcio
Fui aluno do actual Secretário da Educação,na Francisco Franco,quando aquele sr. era "super-democrata".
Agora, até tenho medo de o cumprimentar...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
As suas palavras dizem tudo.
Desejo-lhe um Bom Natal com todos os seus.
Um abraço.