Adsense

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

ELE É O PROBLEMA, NÃO A SOLUÇÃO!


Regionalize-se o clima para acabar com aquilo que o Presidente assume como "o grau de confronto entre os poderes de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira". Faça um Decreto Legislativo Regional, imponha o clima e a meteorologia do dia para a Madeira e, certamente, de um dia para o outro, passaremos a ter Sol durante o dia e, para não incomodar, alguns chuviscos durante a noite. Inaugure, sob fortes aplausos, essa iniciativa de relevante alcance político, económico e social. 


Quando não há mais nada para dizer fala-se do tempo. Foi o que o Presidente do Governo fez ontem. Elaborou um comunicado para salientar este monumental disparate: "(...) Para além de os Serviços legais de Meteorologia não estarem na tutela da Região Autónoma, e sim do Governo de Lisboa, a comunicação social local presta-se a mais esta cumplicidade contra a Madeira, participando também com o envio de ‘informações’ que correspondem às diferentes realidades climáticas que observam no território do arquipélago". E disse mais: “(...) ao mínimo "alerta" para qualquer situação anómala de pluviosidade, temperatura, ventos, ondulação, etc., que muitas vezes não se verificam nas zonas abaixo dos quinhentos metros de altitude, nem em todo o litoral, logo a comunicação social de Lisboa faz uma dramatização, falsidades que lesam a economia madeirense".
Ora bem, digo eu, regionalize-se já o clima para acabar com aquilo que o Presidente assume como "o grau de confronto entre os poderes de Lisboa e a Região Autónoma da Madeira". Faça um Decreto Legislativo Regional, imponha o clima e a meteorologia do dia para a Madeira e, certamente, de um dia para o outro, passaremos a ter Sol durante o dia e, para não incomodar, alguns chuviscos apenas durante a noite. Inaugure, sob fortes aplausos, essa iniciativa de relevante alcance político, económico e social. Sinceramente, não há pachorra!
"Alô Presidente", a hora é de falar de coisas muito sérias. A hora não permite baboseiradas e fait-divers. A hora é de trabalho, de agarrar processos, a hora não permite alijar responsabilidades políticas quando está em causa o bem-estar da população. A hora é de ir ao encontro dos problemas e não de esconder-se em um qualquer "bunker", de onde dispara umas coisas sem nexo.
A situação da Madeira é MUITO GRAVE por erros acumulados e há muito escalpelizados, nunca esteve nem está nos serviços de meteorologia e dos canais de informação. A meteorologia constitui um assunto científico, e a previsão do tempo não passa disso mesmo, de uma previsão e como diz o povo, mais vale prevenir do que remediar.
Ao contrário do que disse o presidente do governo, deveria exigir mais informação por forma à população sentir-se mais segura; deveria fazer o "mea culpa" por tanta asneirada feita em todo o arquipélago que acabou por agravar o 20 de Fevereiro: refiro-me à falta de rigor no ordenamento do território, os licenciamentos em zonas de risco, enfim, à ausência de uma cultura de segurança. A consciência deve-lhe estar pesada e então dispara contra a Meteorologia, associando-a a um combate de Lisboa contra a Madeira. Só visto! A uma pessoa estranha que não conheça o menu político regional, certamente, face a declarações destas, sentir-se-á noutro planeta.
Nota: A "pedido" do Presidente, as suas declarações, hoje publicadas, proporcionaram um DIA DE SOL!  
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: