Adsense

quarta-feira, 23 de março de 2011

17.203 DESEMPREGADOS... E A CULPA É DO ENGº SÓCRATES!


O Governo regional tem de ser sancionado pelo facto de levar tanto tempo a pagar e, com isso, levar as empresas à ruína das empresas e, por aí, ao despedimento de trabalhadores.


4 comentários:

Anónimo disse...

Nem mais ! Quem não tem dinheiro não tem vícios ! Comportamento perfeitamente irresponsável que cria um ambiente de sujeição do comércio em geral ao Governo que usa a chantagem para manter as pessoas condicionadas. Depois, ainda têm a lata de ficar indignados quando se diz que a Madeira é conduzida por tiques ditatoriais e que a sua vivência se dá em total ambiente de défice democrático, o que se pode constatar através dos constrangimentos com que os cidadãos emitem (uma grande parte deles prefere abster-se não vão eles sofrer represálias da mais variada ordem) as suas opiniões. Tudo isto é claro e há muitos anos que está diagnosticado. No entanto, não tem sido possível inverter este estado de coisas. Penso que isto tem muito a ver com o facto do Governo ser o grande empregador na Região e à política do subsídio que, quer se queira quer não, leva a que, por uma questão de segurança, as pessoas não apostem na mudança. Só acontecendo uma situação muito forte se poderá vir a visualizar uma alteração. Essa situação, em minha opinião, virá de dentro do PSD. A oposição não tem força, organização nem credibilidade para convencer os madeirenses a quererem experimentar outro modelo mais saudável do que aquele que nos tem regido sob pressão há longos anos.

André Escórcio disse...

Muito obrigado pela sua excelente análise.
Apenas, permita-me, discordo de uma parte, quando salienta que a oposição não tem credibilidade. Tem, meu Caro, o problema é que não tem palco para fazer passar a mensagem. Como é que a oposição, particularmente o PS (mais próximo do poder) pode chegar às pessoas com o bloqueio que lhe é feito?
Só criando o ambiente é que é possível. Podemos nós lutar contra a força, por exemplo, de 15.000 exemplares do Jornal da Madeira distribuídos gratuitamente? Este é, apenas, um exemplo. Mas há muitos outros.
Para cada sector da governação o PS-M, neste momento, pode apresentar um elenco de potenciais governantes de excelente qualidade técnica e política. Mas como afirmá-los junto da população?
E a força da Igreja? E a força do "caciquismo" local? E a força do associativismo desportivo e cultural? E a força das onze Câmaras? E a força das 48 freguesias e das casas do povo? E a força dos subsídios? Tudo isto é muito complicado.
Muito obrigado, uma vez mais pela sua reflexão.

Anónimo disse...

Compreendo e realmente não há dúvida de que os argumentos que apresenta para justificar a falta de afirmação do PS na Região, são pertinentes e são autênticas forças de bloqueio que impedem a implantação e crescimento de quem quer fazer passar a sua mensagem. Tudo isso que refere, são factos indesmentíveis, mas o que também é facto, é que entre, "entretantos e finalmentes", o resultado final, em minha opinião e não só, é que o PS não consegue "arrancar" e em consequência, não congrega à sua volta o voto dos descontentes. Para espanto geral, esses votos, nas últimas presidenciais, foram parar ao candidato J. Manuel Coelho. As pessoas ao optarem por Coelho, "disseram" que para mostrarem o seu protesto, se sentiam mais identificadas com o seu discurso do que com as posições do Partido Socialista. Penso que o sucesso de Coelho se deve ao facto de este dizer umas verdades "nuas e cruas" e não estar preocupado com o "politicamente correcto" que, diga-se de passagem, já satura ! As pessoas aceitam melhor as dificuldades se lhes falarem verdade por que assim sabem com o que contam. O que acontece com o governo de Sócrates, é que foi tanta a trapalhada e a mentira que já ninguém acreditava nele, incluindo uma parte substancial do próprio PS. Ele, com as últimas atitudes, acabou por fazer "transbordar o copo" ! Parece que ainda não percebeu que o problema é ele. De facto, há mínimos e ele foi tão baixo que não acredito que recupere. Diga ele o que disser, já ninguém o quer ouvir. A única chance que poderia "safar" o PS nas próximas eleições nacionais seria mudar de líder ! Com este já não vai lá. Veremos ! Quanto às eleições regionais, também havemos de ver se o PS consegue ou não aumentar a sua representação parlamentar ou se vai voltar a ser preterido em favor do PND, agora com o Dr. António Fontes. Escusado será referir que J. Manuel Coelho também sofreu de todas as limitações de que fala em relação ao PS para além do facto de praticamente não dispor de uma máquina partidária. Por outro lado, também estou ciente de que o discurso de um partido que não tem aspirações de poder, não tem tanta necessidade de ser contido pelo que poderá facilmente ser mais demagógico e populista. Mas como referi acima o importante são os resultados finais obtidos quanto à captação dos eleitores. Neste aspecto parece-me que o PS tem que melhorar o seu "engenho e arte" que pelo menos até agora tem sido manifestamente insuficiente apesar de todos os constrangimentos que referiu. A Madeira precisa de uma Oposição forte porque o poder anda demasiadamente à vontade ! Não tem havido contra-peso, coisa que entre humanos não pode ser dispensável !

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Todos os dias um pequena equipa trabalha, de manhã à noite, para chegar ao eleitorado. O problema é dispomos de 40'' na televisão, por exemplo, e o outro "chefe" goza de 2, 3 e quatro palcos por dia. E quando assim é... torna-se muito complicado.
Acredite que isto são desculpas, é aquilo que sinto no dia-a-dia.