Adsense

sábado, 26 de março de 2011

35 ANOS DE PSD - 17.203 DESEMPREGADOS


Nos Açores existem 7078 desempregados; na Madeira, 17.203. Entre 2003 e 2011 o crescimento do desemprego nos Açores foi de 46%; na Madeira 229%. O espelho de uma governação desastrosa.


Se é possível nos Açores, por que razão, aqui, a Autonomia não consegue marcar a diferença? Lá, conseguem reorientar as receitas em favor das empresas e das famílias, aqui, o dinheiro escoa-se em megalomanias. O Deputado José do Rego, Presidente da Comissão de Economia do parlamento açoriano, veio confirmar que os funcionários públicos mantêm a mesma remuneração de 2010; 35.000 idosos gozam de um complemento regional de pensão; o abono de família foi aumentado em 11% abrangendo 42.124 crianças e jovens; os pais desempregados contam com uma majoração de 100% no abono de família; suspenderam o aumento das comparticipações das famílias, pela utilização dos serviços de amas, creches, jardins-de-infância e ATL’s, abrangidos por acordos de cooperação com a Segurança Social; o Governo apoiará as famílias em situação de desemprego, no pagamento à banca das suas casas, através da bonificação dos juros do crédito à habitação. Os combustíveis são, em média, 10% mais baratos.
E no desemprego? Nos Açores existem 7078 desempregados; na Madeira, 17.203. Entre 2003 e 2011 o crescimento do desemprego nos Açores foi de 46%; na Madeira 229%. Uma situação que se compagina com dois aspectos: nos Açores, 19% das empresas apresentam risco empresarial elevado; na Madeira, 30%. Um facto a que não é alheia a circunstância de, na Madeira, a média dos últimos cinco anos ter sido de 252 dias para pagar facturas e, nos Açores, apenas 22 dias. E a culpa é do Engº Sócrates!
Nos Açores é possível, aqui não. Ah, a Constituição da República é a mesma e o Orçamento açoriano é inferior!
NOTA:
Artigo de opinião, da minha autoria, hoje publicado na edição do DN.
Ilustração: Google Imagens.

5 comentários:

Vilhão Burro disse...

Senhor Professor
Cá para mim a explicação é simples:
Enquanto os Açorianos são como eu,isto é,uns "vilhões burros",nós,os Madeirenses...somos Superiores.
Dinheiro é mato...

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Dinheiro é mato e mal aplicado.
Bom fim de semana.

Espaço do João disse...

Meu caro André
E depois donaufrágio quantos ratos abandonaram o navio? Quantos ilustres estão no el-dourado? Quanto terei de pagar pelo BPN? Será só o Oliveira e Costa? Óh Costa!!! Costa!!!
Como se atrevem os partidos da oposição dizerem que desconhecem a situação económica do País? Desde quando um professor de Economia que por sinal é presidente da república faz ouvidos de mercador?
Lembram-se do Collor de Melo no Brasil? E, porque não fazemos a este Cavaco o mesmo? Não arranjou fortuna à nossa custa? Pobre povo, está à espera dum novo Marquês de Pombal!!!

Açor e Cagarra disse...

Dinheiro é mato. Mas para os Açores. Duzentos milhões do OE, a mais, em relação à Madeira. Com essa dinheirama toda, dado pelos amigos socialistas, de Lisboa, criar dez mil empregos subsidiados é fácil. Para além de todo o outro "peixe" (canas de pescar, nem por perto) distribuído, à socialista. É nestas situações que a queda - mais tarde- é dramática.
Nada disto é sustentado nem sustentável.

André Escórcio disse...

Obrigado pelo seu comentário.
Apenas digo-lhe que só se deve falar de coisas que se domina.
Eu, para escrever, leio, pergunto, analiso e, só depois, tenho opinião. Não me gui por conversas partidárias em assuntos que são muito sérios.