Adsense

quarta-feira, 30 de março de 2011

CINM... AOS POUCOS A VERDADE SOBE À TONA!


Eu gostaria que o Senhor Dr. Francisco Costa soubesse que o PS-Madeira tem estatutos próprios e identidade própria, que não "agente" nem se guia ao sabor de interesses venham eles de onde vierem. Estudamos os dossiers, analisamos os processos, discutimos com outras pessoas e procedemos a sínteses. Temos as nossas convicções e, neste processo, quero que saiba que NÃO SOMOS CONTRA O CINM, apenas contestamos o seu modelo, objectivamente errado. 


Segui a entrevista de ontem, na RTP-Madeira, ao Dr. Francisco Costa. Foi uma espécie de chuva no molhado relativamente ao conteúdo. O Jornalista, a páginas tantas, bem tentou explicações para alguns factos, mas esbarrou nas respostas que de tanto repetidas saem com se fossem verdades indiscutíveis. Eu sei que o Dr. Francisco Costa não poderia dizer mais do que aquilo que disse, em defesa da SDM e do Governo Regional que, assumidamente, protege. Eu compreendo a situação delicada. Eu não estava à espera que surgisse na RTP a assumir que o erro que estala nas suas próprias mãos se deve, pelo menos em parte, ao modelo pelo qual foi e é da sua responsabilidade. Mas confesso que esperaria mais humildade e reconhecimento que, alguns aspectos da Sociedade que preside, mereciam reflexão. Essa história que os de lá são uns malandros e que o PSD, aqui, uns santinhos com asas, que apenas querem o desenvolvimento, é melodia que já não soa bem. Há uma clara desafinação nos instrumentos. E não gostei que se tivesse referido ao PS-M como "os agentes" locais do Governo da República. Eu gostaria que o Senhor Dr. Francisco Costa soubesse que o PS-Madeira tem estatutos próprios e identidade própria e que não se guia ao sabor de interesses venham eles de onde vierem. Estudamos os dossiers, analisamos os processos, discutimos com outras pessoas e procedemos a sínteses. Temos as nossas convicções e, neste processo, quero que saiba que NÃO SOMOS CONTRA O CINM, apenas contestamos o seu modelo, objectivamente errado. É esse modelo que está em causa e que tem ajudado a afastar algumas empresas. Não somos, repito, "agentes" de ninguém, não somos o altifalante de ninguém, porque não me atreveria, por exemplo, dizer que o Senhor Dr. Francisco Costa é um agente do Governo Regional.
E tanto assim é que a edição de hoje do DN-Madeira, destaca três insuspeitas figuras. O Dr. Bagão Félix, agora Conselheiro de Estado, do CDS/PP, ex-ministro das finanças, que afirma: "eu sou contra os paraísos fiscais porque apenas têm vantagens para as grandes empresas" (...) "os off-shores são zonas cinzentas, nebulosas, onde a falta de ética movimenta-se" (...) falta de transparência está no ADN dos paraísos fiscais" (...) "os moldes em que o CINM funciona é que podem não ser os correctos". Ora, não me consta que o Dr. Bagão Féliz seja um perigoso "comunista ou socialista", como vulgarmente se diz, mas a sua experiência leva-o a assumir estes aspectos que deveriam ser motivo de reflexão.
Depois, o Dr. Augusto Mateus acrescenta: "(...) é necessário dotar a Madeira de massa crítica especializada para aproveitar todo o potencial do CINM". Mas, há quanto tempo andamos a dizer isto! Finalmente, o Economista João César das Neves: "(...) O impacto local de um paraíso fiscal é quase sempre reduzido. Pode ter alguns efeitos locais benéficos, porque algumas empresas instalam-se fisicamente para aproveitar o benefício fiscal, mas esse efeito costuma ser, em geral, relativamente pequeno" (...) não me parece que seja o horror que alguns dizem, mas também não é a maravilha que outros querem ver".
E agora, Senhor Dr. Francisco Costa?
Ah, lamentou-se que os que têm um opinião diferente não tivessem participado no work-shop, pois então, para a próxima, convide, neste caso o PS-Madeira, no mesmo plano de igualdade dos outros convidados. Porque um debate não deve ser realizado apenas com uma versão do problema.
Ilustração: Google Imagens.

2 comentários:

OFC disse...

Ainda não distingue um Centro de Negócios de um off-shore?

Não entendeu ainda que o seu modelo afastaria todos os negócios deste ... Centro de Negócios?

Isto para além do seu Secretário de Estado (por pouco mais tempo, ainda bem) ter impedido e finalizado as negociações...

André Escórcio disse...

Oh caro senhor(a), torna-se necessário saber ler, desculpar-me-á. Eu apenas transcrevi três economistas. Não fiz considerações.
Depois, não estou assim tão certo da vitória eleitoral que pretende. Agora, pode acontecer uma coligação e aí, sei lá, se o Dr. Bagão Félix não regressa às Finanças ou outro qualquer com posições idênticas. Nunca se sabe!!!