Adsense

quarta-feira, 25 de maio de 2011

POR ONDE ANDA O PRESIDENTE DA REPÚBLICA?


Tudo isto se compagina na ideia central que ele deseja e que está em permanente construção na sua arquitectura político-partidária: um povo anestesiado (inclusive, pelo sistema educativo), um partido a seus pés, Justiça controlada e Comunicação Social ao jeito de um "Madeira Livre" (órgão de comunicação social do PSD). 


Com que então... "há dois sectores que têm que ser mesmo saneados. A Justiça e a Comunicação Social". Nem mais. Quem o disse foi o presidente do governo regional da Madeira.
Numa Democracia vivida de forma plena, sentida em toda a sua extensão, esta declaração era suficiente para perder as eleições. Ao falar de saneamentos, o ainda presidente demonstra, inequivocamente, o seu lado ditatorial e autocrático, coisa que ninguém pode ou deve tolerar. Mas, depois, fala da Justiça e da Comunicação Social, o que significa, relativamente à Justiça, que, para ele, os Magistrados ou estão e decidem de acordo com os cânones político-partidários do seu poder ou têm à sua espera uma espécie de "gulag" dos tempos modernos. O mesmo para a Comunicação Social, isto é, ou vergam-se face ao que o poder quer que seja publicado ou, então, o saneamento sem dó nem piedade. E a palavra saneamento, neste contexto regional tem um significado, eu diria, "raffiné". Por mais voltas que se queira dar no sentido de atenuar aquela declaração, não encontro outros significados senão estes. 
O problema é que as pessoas passam por isto como uma declaração normal. Trata-se da normal anormalidade do regime. Já ninguém liga, nem os próprios agentes da comunicação social reagem. E quando digo reagem é no sentido de "acabar" politicamente com esta figura que tão maltrata os profissionais deste sector. Lembro-me, referindo-se aos jornalistas, da história "de uns bastardos para não lhes chamar filhos ...". Tudo isto se compagina na ideia central que ele deseja e que está em permanente construção na sua arquitectura político-partidária: um povo anestesiado (inclusive, pelo sistema educativo), um partido a seus pés, Justiça controlada e Comunicação Social ao jeito de um "Madeira Livre" (órgão de comunicação social do PSD). 
Ele que desde sempre lutou por esse objectivo, um dia será cilindrado por aqueles que hoje persegue. É a História que nos ensina.
NOTA:
Acabo de ver, no online do DN, os incidentes desta tarde que ocorreram durante uma inauguração. Os candidatos do PND e autarcas eleitos foram pura e simplesmente impedidos de participar, não por forças políciais, mas por indivíduos de uma qualquer segurança privada. Em qualquer circunstância de forma completamente ilegal. Enquanto isto acontecia, um grupos de jovens com bandeiras da JSD dava vivas ao presidente do governo. Por onde anda o Presidente da República?   
Ilustração: Google Imagens.

1 comentário:

Anónimo disse...

nem o verdadeiro juiz consº r.rep. age, nem o quase-juiz desembargador p. barreto age a sério.