Adsense

domingo, 15 de maio de 2011

TROIKA, SALÁRIOS DE JUNHO E A REFORMA ADMINISTRATIVA DA MADEIRA


"(...) Ora, não há mais tempo para esconder a realidade. Cada dia que se passa a angústia aumenta, porque o tecido produtivo foi desmantelado e geraram-se vícios sempre em nome do próximo acto eleitoral. Hoje, o cofre está vazio e as facturas empilhadas às resmas. Seria importante, para descanso dos funcionários públicos, que o Governo dissesse, claramente, se está ou não em causa o pagamento dos salários de Junho, o respectivo 13º mês e como vai soluccionar o problema" (a 06.05.11)

No dia 06 de Maio escrevi um texto subordinado ao título: "E agora... Continhas a pente fino". Nele deixei escapar um pouco do que se tinha passado na reunião do governo regional com a Troika. Escrevi, então:  "(...) Ora, não há mais tempo para esconder a realidade. Cada dia que se passa a angústia aumenta, porque o tecido produtivo foi desmantelado e geraram-se vícios sempre em nome do próximo acto eleitoral. Hoje, o cofre está vazio e as facturas empilhadas às resmas. Seria importante, para descanso dos funcionários públicos, que o Governo dissesse, claramente, se está ou não em causa o pagamento dos salários de Junho, o respectivo 13º mês e como vai soluccionar o problema".
Hoje, o Presidente do Governo Regional dos Açores denunciou que o governo da Madeira, junto da "troika" "(...) apenas apresentou um pedido de financiamento extraordinário à Madeira, porque a Madeira não podia pagar ordenados no próximo mês". Ora, é a este governo da Madeira que estamos entregues. Uma vergonha! E é este mesmo Dr. Jardim que, de cofre vazio e mão estendida, hoje, na "festa do limão", tem a lata de se opor à Reforma Administrativa de todo o País, quando todos sabemos que existem freguesias e câmaras a mais. Disse: "na Região Autónoma da Madeira a competência para criar municípios e freguesias ou para extinguir municípios e freguesias cabe à Assembleia Legislativa da Madeira". (...) "A competência é nossa e, como a competência é nossa, eu quero hoje dizer aqui, na freguesia da Ilha, uma das freguesias que foi criada já sob a égide do meu governo, que não haverá alterações nos municípios e nas freguesias da Madeira" (...)  "Se Lisboa não gostar que mandem a esquadra cercar isto como já mandaram cercar quando foi a Revolução da Madeira, em 1931".
Que o PSD fique sabendo que essa Reforma Administrativa consta das "Bases Programáticas do Programa de Governo do PS-M" (páginas 72 a 74) e que será levada por diante após ponderado estudo. Mas o que mais arrelia é ver que este governante não tem um cêntimo e, no entanto, perdoem-me a palavra, continua a "arrotar" tal como um fidalgo em decadência. Para além deste aspecto, o Dr. Jardim terá presente que, em Outubro, há eleições legislativas regionais? E que perante isso não lhe fica bem essa arrogância de assumir que não haverá reforma administrativa?
Ilustração: Google Imagens.

Sem comentários: